Recentemente a Apple lançou seu novo processador o M1, o primeiro chip baseado em ARM desenvolvido pela empresa. O modelo vem com quatro núcleos de alto desempenho e mais quatro com alta eficiência que, junto dos 8 núcleos gráficos, trouxe um ótimo desempenho para os dispositivos da empresa. Agora a gigante de Cupertino pode estar planejando o lançamento de processadores ainda mais fortes.
Windows nos Macs com M1 só depende da Microsoft, segundo enge...
Em entrevista, Craig Federighi diz que computadores já têm as tecnologias necessárias
O lançamento dos processadores proprietários é uma das etapas da empresa de migrar da arquitetura x86, e se livrar da dependência de fornecimento de chips da Intel. Os planos da Apple vão ainda mais além, segundo relatado pelo Bloomberg, a empresa já está pensando nos processadores para as próximas gerações de produtos.
O site afirma que a Apple está planejando o lançamento de ao menos quatro novos processadores. As informações foram obtidas por pessoas familiarizadas com os planos atuais da empresa, mas que não quiseram ser identificadas.
Segundo reportado, a empresa está planejando o lançamento de um modelo do M1 com até 16 núcleos de alto desempenho, acompanhado de uma variante com 8 e 12 núcleos. A empresa também está focando no desenvolvimento de chips de desktop high-end, visando substituir os iMac Pro com CPUs Intel. Para isso a empresa está desenvolvendo um processador com 32 núcleos.
Visite o site oficial da Apple.

Mas a empresa está pensando ainda mais além, o site afirma que a Apple pode estar planejando CPUs de 128 núcleos, visando também trazer GPUs integrados de alto desempenho integrados ao processador. Isso porque, para soluções com placas gráficas de alto desempenho, a gigante de Cupertino vem usando GPUs discretas da AMD, utilizadas em notebooks e algumas estações de trabalhos.
Teste mostra diferença de desempenho entre M1 MacBook Pro com...
A versão com mais capacidade de RAM consegue desempenhar exportações muito mais rápido
Para contornar isso a empresa vem procurando algumas alternativas, no começo do ano a empresa lançou um Macbook Pro de 16 polegadas com uma placa de vídeo baseada na arquitetura Navi 12 da AMD.
Mas a empresa que ir mais além e encontrar um substituto próprio para essas soluções gráficas. Para contornar isso, a empresa empregou no M1 8 núcleos de GPU, agora a empresa está investindo nesse tipo de soluções.
O Bloomberg afirma que a empresa pode estar pensando em placas de vídeos integradas no seu processador com 16 e 32 núcleos. Mas a empresa pode estar indo um pouco mais além para seus modelos topos de linha.
A Apple estaria desenvolvendo uma GPU integrada “várias vezes mais rápidas” que as soluções apresentadas pela AMD e NVIDIA. Para isso a empresa está desenvolvendo para seus modelos de computadores de alto desempenho placas gráficas integradas com até 64 e 128 núcleos.
Caso essas informações se confirmem, a gigante de Cupertino está se movimentando para anunciar seus novos processadores no final de 2021, planejando o lançamento para 2022.
Se a empresa realmente lançar esses chips, a Apple pode se tornar como líder no mercado de gráficos integrados. Isso pode ajudar a empresa a se consolidar no setor de workstations, principalmente para criadores de conteúdo e designers.
Via: VideoCardz Fonte: Adrenaline, Bloomberg