A Nanox fez, nesta semana, uma demonstração de sua biobed, a Nanox Arc, inspirada em Star Trek. O equipamento foi apresentado como uma opção mais barata de máquina “digital” de raios-X. A apresentação ao vivo foi gravada a partir da sede da empresa, em Israel, como participação da conferência anual da Sociedade Radiológica da América do Norte.
A demonstração envolveu tirar um raio-X do CEO da Nanox, Ran Poliakine, além de testar a cama do paciente. A máquina ainda conseguiu escanear uma perna de cordeiro e alguns manequins médicos.
Um dos fatores que torna a Nanox Arc diferente das máquinas de raio-X em geral é a maior quantidade de tubos: são seis tubos de raios-X independentes que podem ser usados em diferentes amplitudes.
São cilindros de 10 centímetros que usam tecnologia “cátodo frio”. Os seis tubos ficam dentro do anel, enquanto uma cama mecânica atrai os pacientes através deles, permitindo que a máquina escaneie todo o seu corpo. De acordo com a Nanox, o sistema ainda pode oferecer raios-X do esqueleto e tomografia computadorizada (TC) ao mesmo tempo.

Outro diferencial é o fato de que os aparelhos de raios-x costumam utilizar o método de “cátodo quente”, que funciona passando uma corrente elétrica por um filamento, que aquece. Esse aquecimento gasta bastante energia e tempo, o que faz com que o tubo precise ser substituído regularmente.
No início de 2020, a Foxconn adicionou US$ 26 milhões ao financiamento do projeto da Nanox. Outros investidores foram a Fujifilm e SK Telecom, além de contribuintes privados, que totalizaram uma quantia de US$ 55 milhões no início de janeiro.
De acordo com Poliakine, a Nanox Arc possui o custo de produção e envio de US$ 14.000, enquanto um tomógrafo básico possui valores em torno de US$ 300.000.
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A Nanox pretende iniciar o lançamento nos primeiros meses de 2021. Entretanto, a ideia não é vender as camas ou direcioná-las para grandes hospitais. A empresa pretende enviar seus produtos para áreas carentes e realizar sistemas de empréstimos sob uma taxa, bem menor do que o valor de compra.