Os testadores beta do programa Insider da Microsoft agora têm acesso a uma nova função da assistente Cortana. A versão do Windows 10 que está sendo testada permite que os usuários encontrem arquivos na pesquisa por voz.
A Cortana auxilia transformando os pedidos em ações e pode ser uma boa opção para economizar tempo ao localizar arquivos. Usuários corporativos do Windows 10, por exemplo, podem pesquisar documentos, apresentações, imagens, vídeos e tudo o que estiver salvo no OneDrive For Business e no SharePoint, além de poderem procurar com auxílio da Cortana os arquivos localizados em seus próprios computadores.
Já os usuários que possuam uma conta da Microsoft (cujos e-mails que terminem em outlook.com ou hotmail.com, por exemplo) e não tenham acesso a credenciais corporativas, podem identificar arquivos salvos somente em seus PCs.
Com essa funcionalidade, pode-se solicitar à assistente virtual do Windows para encontrar documentos mencionando partes do nome dado ao arquivo. Por exemplo: “ Ei, Cortana, abra a apresentação de marketing.”
Outra das possibilidades, sendo essa exclusiva para contas corporativas, é pesquisar pelo nome do autor: “Ei, Cortana, abra o Excel de orçamento do Anthony". Ainda é possível, também, pedir à assistente de voz que localize os arquivos mais recentes e até mesmo separar a busca por tipos de arquivos recentes: “Cortana, encontre meus pdfs recentes”.

As informações sobre a nova atualização beta foram publicadas no blog Windows Insider da Microsoft. Dentre as novidades, a postagem também informou a respeito da nova caixa de seleção “Visualização avançada” em Otimizar Unidades.
Ela agora ficará ativada e ao verificá-la, o usuário terá acesso a volumes anteriormente não visíveis nesta janela, como por exemplo “sistema” e “partições de recuperação”.
A versão 20H2 do Windows 10 está em 8,8% dos PCs, após recuo ...
A versão 20H2 foi lançada em 10 de outubro deste ano, e os usuários do Windows 10 ainda não recebem a...
Entretanto, é possível que essas atualizações e novas funcionalidades demorem um pouco de chegar aos usuários do Brasil. Por enquanto, segundo a Microsoft, os recursos ainda estão disponíveis apenas para o idioma inglês e nos Estados Unidos.
Fonte: Engadget, Windows Insider, WinCentral