Conheça os drones que já foram usados na Drone Racing League
Créditos: Divulgação Drone Racing League

Conheça os drones que já foram usados na Drone Racing League

A “Formula 1” dos drones vem crescendo cada vez mais e com isso a categoria vem impulsionando os drones de corridas

A Drone Racing League - DRL vem promovendo corridas internacionais de drones desde 2016. Nessas corridas os pilotos competem profissionalmente com drones idênticos construídos para serem usados especialmente na liga, esses veículos têm a capacidade de alcançar mais de 120 km/h.

02/12/2020 às 09:51
Notícia

Drone FPV da DJI acompanha óculos e controle, revela novo vaz...

Kit completo aparece em fotografias no Twitter de confiável "vazador" de drones

Atualmente a liga está no começo da DRL Allianz World Championship Season 2020, a quinta temporada do campeonato. Nela os 12 pilotos, que conduzem os drones por uma perspectiva em primeira pessoa, irão se enfrentar em 16 corridas ao redor do mundo.

Para apresentar uma alta competitividade, os drones utilizados pelos pilotos são iguais e customizados pela Drone Racing League. A liga está no seu terceiro drone, que vai ficando mais rápido, ágil e avançado a cada atualização. 

Vamos dar uma olhada na evolução dos drones da liga.

Racer2

O primeiro drone construído pela Drone Racing League foi o Racer2. Foram construídos 100 modelos desse drone para a utilização durante a primeira temporada, permitindo aos pilotos realizarem manobras difíceis sem medo de acidentes.

Ele apresentava um tempo de voo de 3 minutos e alcançava aproximadamente 130 km/h. Mas esse modelo, até por ser o primeiro, usava leds bastantes pesados e alguns componentes expostos.

Continua após a publicidade
Drone Racing League

Racer3

Para a segunda temporada da liga, que aconteceu durante 2017, a DRL apresentou um drone totalmente novo, o Racer3. O modelo é mais poderoso e ágil que a primeira versão, podendo alcançar de 0 a 130 quilómetros por hora em menos de um segundo, atingindo uma altura de voo de no máximo 8 quilômetros.

Para a segunda temporada da liga, os organizadores trouxeram uma frota de mais de 600 drones, permitindo assim que os pilotos pudessem aproveitar ao máximo a velocidade do dispositivo, que alcançava quase 150 km/h.

O Racer3 tem 16 libras de empuxo e com um peso aproximado de 1 kg. Essa versão do drone também vinha com um escudo protetor nos componentes, protegendo mais os veículos nos acidentes.

Drone Racing League

Racer4

Na quarta temporada ocorreu mais uma mudança de drones, agora com um modelo um pouco maior e mais pesado. O modelo conta com quatro motores Brotherhobby Avenger 2510 BH, uma bateria 5s de 21 volts e hélices HQ 7X4X3.

Essa combinação permitiu que, mesmo sendo maior e mais pesado que a versão anterior, o Racer4 fosse igualmente poderoso aos seus antecessores, conseguindo chegar de forma estável aos 150 km/h.

Porém não só de drones de corridas a Drone Racing League vive. A empresa apresentou em 2017 o poderoso RacerX. O drone de corrida estilo palito de dente não foi utilizado nos campeonatos, mas sim para obter o recorde mundial do  Guinness para a velocidade mais rápida em solo por um quadricóptero controlado remotamente alimentado por bateria.

O RacerX foi capaz de alcançar velocidades de até 262,3 km/h. Os protótipos desse drone eram tão poderosos que diversos deles pegaram fogo durante os testes.

Continua após a publicidade
Drone Racing League

Buscando alcançar um público fora das corridas, a DRL anunciou o Racer4 Street para o público no ano passado. Porém o modelo foi lançado em no Kickstarter e custava US $ 599, aproximadamente R$ 3 mil. 

Porém a empresa não conseguiu sucesso na venda do seu modelo de corrida adaptado, não atingindo o objetivo no Kickstarter.

Fonte: Drone DJI, Drone Racing League
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.