Micro Magic apresenta chip  RISC-V que alcança 5GHz usando apenas 1 Watt
Créditos: TechPowerUp

Micro Magic apresenta chip RISC-V que alcança 5GHz usando apenas 1 Watt

Essa é a primeira vez que desempenhos tão altos são registrados com a arquitetura

Leitura Rápida

  • A Micro Magic Inc anunciou um processador RISC-V com a maior frequência já vista na arquitetura
  • Ele conseguiu atingir 5GHz, usando apenas 1 Watt de energia
  • Esse é um consumo extremamente baixo, para a quantidade de desempenho adquirida
  • O chip conseguiu alcançar 13.000 pontos no benchmark CoreMarks

A empresa Micro Magic Inc., fornecedora de ferramentas de design de silício, desenvolveu um processador RISC-V com muitos aprimoramentos. Essa é a primeira vez que a arquitetura consegue atingir frequência de 5GHz, superior ao clock base de muitos CPUs de alto desempenho do mercado. Esse é um grande marco, considerando o baixíssimo nível de consumo de energia usado pelo sistema, de 1 Watt.

O RISC-V ISA é a quinta iteração da ideologia do Reduced Instruction Set Computing (RISC). Ele nasceu para ser uma arquitetura totalmente nova, usando código aberto e livre de royalities. Foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley. Isso permite o amplo uso, mesmo sem fins lucrativos. Isso é extremamente interessante para aprimorar pesquisas, permitindo uma tecnologia mais acessível para os usuários.

01/12/2020 às 15:31
Notícia

Novo SoC Snapdragon 888 já oficial em 14 smartphones topo de ...

Novo processador de alto desempenho da Qualcomm foi anunciado e já tem uma lista de empresas equipand...

Conforme o passar dos anos, o RISC passou a ser amplamente usado na indústria. A Micro Magic Inc. é uma das companhias que investe na pesquisa e desenvolvimento da arquitetura. Recentemente, ela divulgou um marco importante para a arquitetura. O chip desenvolvido conseguiu atingir um desempenho que nunca antes tinha sido visto.

O que mais chama atenção é o fato do chip funcionar com apenas 1,1 Volt, atingindo uma velocidade de clock de 5 GHz. Essa é uma corrente extremamente baixa para um desempenho tão alto. Ele também registrou uma pontuação de 13.000 no benchmark CoreMarks. 

Apesar de ser um desempenho impressionante no benchmark, esse não é o maior número obtido pela Micro Magic. A empresa já divulgou resultados de 110.000 no CoreMarks. É esperado que mais detalhes sobre os possíveis usos dessa arquitetura, bem como detalhes de seu funcionamento, sejam revelados em breve.

Até o momento, é possível afirmar que há um futuro promissor para uma plataforma livre. O esperado é que ela avance a ponto de competir com outras grandes empresas do mercado, oferecendo mais opções de desenvolvimento para os profissionais e, também, para os usuários finais.

Via: TechPowerUp
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.