Leitura Rápida
- A Micro Magic Inc anunciou um processador RISC-V com a maior frequência já vista na arquitetura
- Ele conseguiu atingir 5GHz, usando apenas 1 Watt de energia
- Esse é um consumo extremamente baixo, para a quantidade de desempenho adquirida
- O chip conseguiu alcançar 13.000 pontos no benchmark CoreMarks
A empresa Micro Magic Inc., fornecedora de ferramentas de design de silício, desenvolveu um processador RISC-V com muitos aprimoramentos. Essa é a primeira vez que a arquitetura consegue atingir frequência de 5GHz, superior ao clock base de muitos CPUs de alto desempenho do mercado. Esse é um grande marco, considerando o baixíssimo nível de consumo de energia usado pelo sistema, de 1 Watt.

O RISC-V ISA é a quinta iteração da ideologia do Reduced Instruction Set Computing (RISC). Ele nasceu para ser uma arquitetura totalmente nova, usando código aberto e livre de royalities. Foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley. Isso permite o amplo uso, mesmo sem fins lucrativos. Isso é extremamente interessante para aprimorar pesquisas, permitindo uma tecnologia mais acessível para os usuários.
Novo SoC Snapdragon 888 já oficial em 14 smartphones topo de ...
Novo processador de alto desempenho da Qualcomm foi anunciado e já tem uma lista de empresas equipand...
Conforme o passar dos anos, o RISC passou a ser amplamente usado na indústria. A Micro Magic Inc. é uma das companhias que investe na pesquisa e desenvolvimento da arquitetura. Recentemente, ela divulgou um marco importante para a arquitetura. O chip desenvolvido conseguiu atingir um desempenho que nunca antes tinha sido visto.
O que mais chama atenção é o fato do chip funcionar com apenas 1,1 Volt, atingindo uma velocidade de clock de 5 GHz. Essa é uma corrente extremamente baixa para um desempenho tão alto. Ele também registrou uma pontuação de 13.000 no benchmark CoreMarks.
Apesar de ser um desempenho impressionante no benchmark, esse não é o maior número obtido pela Micro Magic. A empresa já divulgou resultados de 110.000 no CoreMarks. É esperado que mais detalhes sobre os possíveis usos dessa arquitetura, bem como detalhes de seu funcionamento, sejam revelados em breve.
Até o momento, é possível afirmar que há um futuro promissor para uma plataforma livre. O esperado é que ela avance a ponto de competir com outras grandes empresas do mercado, oferecendo mais opções de desenvolvimento para os profissionais e, também, para os usuários finais.
Via: TechPowerUp