Créditos: Ricardo Arduengo/Getty Images

Plataforma do telescópio do Observatório Arecibo em Porto Rico desaba

Incidente ocorreu no início desta semana e ninguém ficou ferido

A National Science Foundation (NSF) confirmou através do Twitter que a plataforma de instrumentos do telescópio do Observatório Arecibo desabou nesta semana. O desabamento ocorreu cerca de duas semanas depois de a NSF dizer que o telescópio localizado em Porto Rico precisaria ser demolido justamente por causa do risco de desabamento.

12/08/2020 às 17:12

Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo,...

Incidente ocorreu no dia 10 de agosto e danificou o disco refletor e outras áreas

"Este é um fim tão indigno", disse Catherine Neish, professora assistente de ciências da terra na Western University, em Londres. A causa do desabamento não ficou imediatamente clara, mas "os resultados de análises iniciais indicam que a seção superior das três torres de apoio do telescópio de 305 metros se rompeu", segundo a NSF.

Com a queda da plataforma de instrumentos, os cabos de suporte do telescópio também cederam. "Estamos tristes com esta situação, mas gratos por ninguém ter se machucado", disse Sethuraman Panchanathan, diretor da NSF, em comunicado. "Nosso foco agora é avaliar os danos, encontrar maneiras de restaurar as operações em outras partes do observatório e trabalhar para continuar apoiando a comunidade científica e o povo de Porto Rico".

Plataforma de instrumentos do telescópio do Observatório Arecibo em Porto Rico
(Reprodução/National Science Foundation)

O desabamento da plataforma de instrumentos do telescópio do Observatório Arecibo, considerado como o segundo maior radiotelescópio do mundo, é o capítulo mais recente da história problemática do local. Em agosto deste ano o cabo de suporte do disco refletor se soltou, causando um “rasgo” de cerca de 30 metros. Em novembro os engenheiros consideraram que os reparos colocariam em risco a vida dos trabalhadores e por isso consideraram que ele deveria ser demolido. Antes deste incidente ele já havia sofrido danos durante a passagem do furacão Maria em 2017 e também chegou a passar por problemas financeiros críticos em 2008 e em 2016.

Danos no Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo,
causados pelo cabo de suporte que se soltou no dia 10 de agosto
(Reprodução/Universidade da Flórida Central (UCF))

A decisão sobre a demolição foi tomada depois que a NSF avaliou as análises de diferentes empresas de engenharia, que disseram que sua estrutura corria risco de uma falha catastrófica e que seus canos de sustentação já não seriam mais capazes de suportar as cargas para as quais eles foram projetados.

Mesmo com a demolição, a NSF espera poder preservar boa parte da estrutura e das instalações ao redor do telescópio para manter o local como um centro de educação e aprendizagem.

O Observatório Arecibo foi construído na década de 60 e foi muito usado na busca por ondas gravitacionais e pulsares. Ele também foi usado por cientistas que queriam analisar melhor os asteroides próximos da Terra.

Fonte: Engadget, The New York Times