Índice do Artigo

Games

Canal do YouTube Zangado, com 4 milhões de assinantes, é hackeado e fica sem conteúdo

O canal de 11 anos teve seus vídeos removidos e ainda está fora do ar

Canal do YouTube Zangado, com 4 milhões de assinantes, é hackeado e fica sem conteúdo
Créditos: O Vicio

O canal de games no Youtube Zangado, que possui mais de 4 milhões de inscritos, foi hackeado recentemente. Nesta terça-feira (1), todo o conteúdo publicado foi removido e o canal foi modificado. No dia seguinte, o influenciador confirmou o caso e disse que está trabalhando para reverter a situação.

O responsável pelo canal é Thiago Silva, engenheiro civil que trabalha há mais de uma década no YouTube com o nome Zangado. O comunicado sobre o canal hackeado foi enviado em seu perfil no Twitter na manhã desta quarta-feira (2). “Desde já agradeço todo o apoio que estou recebendo. Estou com fé que logo vamos resolver tudo isso e ter o canal de volta”, disse o criador de conteúdo.

Uma conta oficial do Youtube Brasil comentou a publicação e disse que já entrou em contato com o criador de conteúdo. Até o momento desta notícia, porém, o canal permanecia fora do ar.

O que aconteceu com o canal do Zangado?

As circunstâncias que levaram à queda do canal de Zangado ainda não foram reveladas. Ao que tudo indica, o youtuber foi vítima de um golpe em que hackers tomam posse de canais de médio e grande porte.

Durante o fim da tarde de terça-feira, todos os vídeos do canal de Zangado foram retirados do ar, com nome e imagem de perfil alterados logo em seguida. Os hackers alteraram o canal para parecer uma plataforma da investidora Cathie Wood.


Todo o conteúdo do canal Zangado foi retirado do ar. (Imagem: YouTube/Captura de tela)

Posteriormente, os cibercriminosos modificaram o nome do para “Ethereum Foundation”. Agora, o canal permanece sem conteúdos, mas traz um link para outro canal sobre criptomoedas.

Para quem é assinante do canal de Zangado, a dica é evitar entrar em notificações enviadas atualmente. Os cibercriminosos podem utilizar o alcance do youtuber para tentar espalhar golpes. 

Problema recorrente

Zangano não é a primeira e possivelmente não será a última pessoa a ter seu canal roubado no YouTube. Desde o começo de 2020, diversos criadores de conteúdo da plataforma passaram por problemas, que normalmente estão relacionados à ferramenta de transferir a propriedade do canal.

Segundo relatos de quem já sofreu com o ataque, os cibercrimosos fingem ser empresas em busca de parcerias e pedem para o criador de conteúdo instalar um programa em seu computador. O executável traz um software que toma controle da máquina, permitindo que o hacker entre no canal e mude seu dono.