Astrônomo amador identifica estrela como o sol que pode ser origem de sinal alienígena
Créditos: Popular Mechanichs

Mistério antigo da astronomia caminha mais um passo graças à contribuição de entusiasta

Um astrônomo amador deu mais um passo no sentido de resolver um mistério antigo da astronomia. Alberto Caballero conseguiu identificar a região onde pode ter se originado um sinal alienígena conhecido como "Wow!", apontando sua origem para os arredores de uma estrela bastante parecida com o sol. "A única estrela em potencial parecida com o sol em toda a região do sinal Wow! parece ser a 2MASS 19281982-2640123" - declarou o explorador amador para a revista Astronomy.

Isso não significa certezas nem afirmações absolutas. Como deixado claro pela fala de Caballero, a estrela pode ter sido uma origem para o sinal, e é uma boa candidata para dirigir as investigações de origem aos planetas que orbitam em torno dela.

Para entender como Caballero fez sua descoberta, é necessário entender um pouco sobre a origem do sinal Wow!. O sinal de rádio foi descoberto em 15 de agosto de 1977, no telescópio de ondas de rádio chamado Big Ear, que se situava em Delaware, Ohio. Neste dia, os pesquisadores observaram um sinal poderoso e intermitente que durou 72 segundos. O sinal foi tão surpreendente que Jerry Ehman destacou a impressão de dados e escreveu "Wow!" ao lado, o que acabou virando o apelido/nome do sinal.

John Kraus, diretor do observatório (que hoje já não existe mais) escreveu uma carta para o colega astrônomo Carl Sagan, onde ele descreveu o sinal Wow! como "altamente sugestivo de origem extraterrestre inteligente".

Desde então o sinal Wow! permaneceu um mistério. Pesquisadores tentaram observar algo parecido ao longo dos anos e nunca conseguiram, e a equipe de John Kraus procurou por evidências de sua origem, buscando por estrelas semelhantes ao sol de onde ele poderia ter vindo, mas nunca encontrou nada.

Anos depois, em 2013, a Agência Espacial Europeia criou o observatório espacial Gaia, com a missão de mapear as estrelas. Seu principal objetivo é determinar posições, distâncias e movimento de estrelas conhecidas com uma precisão nunca conseguida antes.

A quantidade de dados recentes inspirou Caballero a fazer a mesma busca realizada por Kraus anos atrás, mas agora munido de mapas estelares bem mais completos. E foi assim que ele encontrou o 2MASS 19281982-2640123 como candidato perfeito para origem do Wow!.

Fonte: Astronomy

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?