A sonda chinesa Chang'e-5, lançada ao espaço em 23 de novembro, pousou com sucesso na superfície da lua nessa terça-feira, 1 de dezembro. A missão não tripulada tem como missão coletar amostras do satélite natural da Terra.
O objetivo do recolhimento seria aprofundar o conhecimento sobre a origem da Lua. A sonda tentará acumular 2 quilos de poeira e rochas retiradas de uma área conhecida como Oceanus Procellarum, ou "Oceano de Tempestades". A coleta deve começar nos próximos dois dias, com o solo sendo escavado a uma profundidade de dois metros e, em seguida, enviando os detritos lunares para o nosso planeta.
China consegue desenvolver a primeira planta no lado escuro d...
O broto sobreviveu apenas duas semanas devido às baixas temperaturas
Se tudo correr como planejado, a China será a terceira nação a recolher amostras lunares. As duas primeiras foram os Estados Unidos e a antiga União Soviética. No ano passado, a sonda chang'e-4 marcou a história espacial, sendo a primeira a pousar no lado escuro da Lua.
A devolução das amostras deve acontecer agora no começo ou em meados de dezembro. O foguete "Longa Marcha 5" lançou a sonda Chang'e-5 do centro de lançamento espacial Wenchang, na ilha tropical de Hainan, às 17h30 da segunda-feira 23 de novembro.