Qualcomm apresenta o Snapdragon 888, seu novo chip high-end para celulares

Sucessor do Snapdragon 865 promete melhora em IA, câmera e games

Qualcomm apresenta o Snapdragon 888, seu novo chip high-end para celulares
Créditos: Qualcomm

Leitura Rápida

  • Novo SoC conta com oito núcleos Cortex e GPU Adreno
  • O componente inclui modem 5G integrado, o que pode garantir celulares com a conexão mais baratos no futuro
  • O chip vem com três processadores de imagem Qualcomm Spectra ISP e entrega vídeos em 4K e 120 fps
  • Games rodarão em até 144 fps no Snapdragon 888, com menos latência e gráficos melhores

Durante o seu evento Tech Summit, a Qualcomm revelou o Snapdragon 888, seu novo chip top de linha para smartphones. O modelo é o sucessor do Snapdragon 865 e, como vazado poucos minutos antes da apresentação, não traz a nomenclatura Snapdragon 875.

O novo sistema em um chip (SoC) conta com aprimoramentos em diversos segmentos, incluindo inteligência artificial, câmera e games. O produto também dá ênfase para o 5G e promete uma melhor experiência em serviços de streaming de jogos.

Construção

A GPU utilizada no Snapdragon 888 é um chip gráfico da linha Adreno, que promete avanços na hora de rodar jogos. O Snapdragon 888 também vem com um processador de inteligência artificial da série Hexagon. A novidade garante performance de até 26 trilhões de operações por segundo (26 TOPS).

Conexão

Na parte de conexão, o Snapdragon 888 conta com um modem Snapdragon X60 5G, que vem integrado ao SoC. O novo design marca uma evolução em relação ao Snapdragon 865, que trazia o chip 5G separado do resto da central de processamento. Com a novidade, a tendência é que as fabricantes acabem diminuindo os gastos com a construção de um celular high-end 5G, o que pode garantir preços mais acessíveis.

O componente conta com suporte para rede mmWave de terceira geração e também frequências abaixo de 6 GHz, garantindo uma grande cobertura do padrão. O produto também vem com o sistema Qualcomm Gast Connect 6900, que inclui suporte para Wi-6 e Wi-Fi 6E, bem como Bluetooth 5.2.

Câmera

O Snapdragon 888 também promete trazer avanços na parte de câmera. O chip vem com três processadores de imagem Qualcomm Spectra ISP, que trabalham com inteligência artificial para realizar o pós-processamento de fotos capturadas no celular. 

Além de ser o primeiro componente com ISP Triplo, o chip promete entregar vídeos em 4K e até 120 frames por segundo, captura de baixa latência em 0,1 lux. A inteligência artificial também está mais rápida e promete processar 2,7 Gigapixels por segundo.

Continua após a publicidade

As funcionalidades de câmera também incluem captura de vídeo em 4K HDR com "HDR computacional" e suporte para HDR HEIF de 10-bit para captura de fotos. 

Games

A Qualcomm também promete que o novo chip inclui grandes aprimoramentos para games no celular. O novo Snapdragon 888 possui tecnologias voltadas para aprimorar visual, áudio e latência dos games. 

Graças ao Wi-Fi 6 e 5G, a empresa disse que os usuários podem esperar melhorias no streaming de games. A nova plataforma é otimizada para serviços como Google Stadia, Amazon Luna e Microsoft xCloud, que já está em testes no Brasil. 

Para quem joga direto no celular, o Snapdragon 888 rodará games em até 144 frames por segundo, suporte para Variable Rate Shading e redução de latência. A companhia também promete áudio e qualidade gráfica mais altos, além de otimizações específicas para jogos populares.

O Snapdragon 888 equipará os principais celulares que chegam em 2021. Fabricantes como Xiaomi, OnePlus e Asus estão entre os nomes que trarão o componente em seu catálogo de produtos para o ano que vem.

Em desenvolvimento...

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.