Qualcomm apresenta o Snapdragon 888, seu novo chip high-end para celulares
Créditos: Qualcomm

Qualcomm apresenta o Snapdragon 888, seu novo chip high-end para celulares

Sucessor do Snapdragon 865 promete melhora em IA, câmera e games

Leitura Rápida

  • Novo SoC conta com oito núcleos Cortex e GPU Adreno
  • O componente inclui modem 5G integrado, o que pode garantir celulares com a conexão mais baratos no futuro
  • O chip vem com três processadores de imagem Qualcomm Spectra ISP e entrega vídeos em 4K e 120 fps
  • Games rodarão em até 144 fps no Snapdragon 888, com menos latência e gráficos melhores

Durante o seu evento Tech Summit, a Qualcomm revelou o Snapdragon 888, seu novo chip top de linha para smartphones. O modelo é o sucessor do Snapdragon 865 e, como vazado poucos minutos antes da apresentação, não traz a nomenclatura Snapdragon 875.

O novo sistema em um chip (SoC) conta com aprimoramentos em diversos segmentos, incluindo inteligência artificial, câmera e games. O produto também dá ênfase para o 5G e promete uma melhor experiência em serviços de streaming de jogos.

Construção

A GPU utilizada no Snapdragon 888 é um chip gráfico da linha Adreno, que promete avanços na hora de rodar jogos. O Snapdragon 888 também vem com um processador de inteligência artificial da série Hexagon. A novidade garante performance de até 26 trilhões de operações por segundo (26 TOPS).

Conexão

Na parte de conexão, o Snapdragon 888 conta com um modem Snapdragon X60 5G, que vem integrado ao SoC. O novo design marca uma evolução em relação ao Snapdragon 865, que trazia o chip 5G separado do resto da central de processamento. Com a novidade, a tendência é que as fabricantes acabem diminuindo os gastos com a construção de um celular high-end 5G, o que pode garantir preços mais acessíveis.

O componente conta com suporte para rede mmWave de terceira geração e também frequências abaixo de 6 GHz, garantindo uma grande cobertura do padrão. O produto também vem com o sistema Qualcomm Gast Connect 6900, que inclui suporte para Wi-6 e Wi-Fi 6E, bem como Bluetooth 5.2.

Câmera

O Snapdragon 888 também promete trazer avanços na parte de câmera. O chip vem com três processadores de imagem Qualcomm Spectra ISP, que trabalham com inteligência artificial para realizar o pós-processamento de fotos capturadas no celular. 

Além de ser o primeiro componente com ISP Triplo, o chip promete entregar vídeos em 4K e até 120 frames por segundo, captura de baixa latência em 0,1 lux. A inteligência artificial também está mais rápida e promete processar 2,7 Gigapixels por segundo.

Continua após a publicidade

As funcionalidades de câmera também incluem captura de vídeo em 4K HDR com "HDR computacional" e suporte para HDR HEIF de 10-bit para captura de fotos. 

Games

A Qualcomm também promete que o novo chip inclui grandes aprimoramentos para games no celular. O novo Snapdragon 888 possui tecnologias voltadas para aprimorar visual, áudio e latência dos games. 

Graças ao Wi-Fi 6 e 5G, a empresa disse que os usuários podem esperar melhorias no streaming de games. A nova plataforma é otimizada para serviços como Google Stadia, Amazon Luna e Microsoft xCloud, que já está em testes no Brasil. 

Para quem joga direto no celular, o Snapdragon 888 rodará games em até 144 frames por segundo, suporte para Variable Rate Shading e redução de latência. A companhia também promete áudio e qualidade gráfica mais altos, além de otimizações específicas para jogos populares.

O Snapdragon 888 equipará os principais celulares que chegam em 2021. Fabricantes como Xiaomi, OnePlus e Asus estão entre os nomes que trarão o componente em seu catálogo de produtos para o ano que vem.

Em desenvolvimento...

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.