Departamento de Justiça americano deve abrir processo antitruste contra Google e Facebook
Créditos: Reprodução/WLUC

Departamento de Justiça americano deve abrir processo antitruste contra Google e Facebook

Autoridades federais e estaduais estão investigando se as gigantes da tecnologia abusaram de seu poder na internet

De acordo com informações do The Wall Street Journal, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abrirá novos processos antitruste contra a Google e o Facebook. Vale lembrar que a Google já havia sido alvo de um processo antitruste do DOJ em outubro deste ano.

14/10/2020 às 09:34
Notícia

Justiça americana pode obrigar Google a vender o Chrome

Empresa é acusada de abusar de sua posição dominante no mercado para prejudicar concorrentes

Autoridades federais e estaduais estão investigando se as gigantes da tecnologia abusaram de seu poder na internet — a Google para dominar a pesquisa e a publicidade online e o Facebook para dominar as mídias sociais. Tanto a Google como o Facebook negaram ter abusado de suas posições, dizendo que operam em mercados altamente competitivos e que seus serviços, que são em sua maioria gratuitos, beneficiam os consumidores.

Se o Facebook for processado, isso marcaria a primeira ação antitruste do governo contra a gigante das mídias sociais nos EUA, que foi alvo de críticas particulares de republicanos e democratas no Congresso, bem como do presidente eleito Joe Biden sobre suas políticas de moderação de conteúdo. Basicamente o Facebook foi acusado de não agir com mais rigidez contra o compartilhamento de notícias falsas e de informações incorretas.

A Google já fez diversas declarações no passado defendendo suas práticas, essencialmente dizendo que os consumidores não são forçados a usar seus produtos e serviços e que eles existem como parte de um mercado de tecnologia competitivo.

Departamento de Justiça americano deve abrir processo antitruste contra Google e Facebook
Reprodução/Reuters

O caso contra a empresa basicamente afirma que ela usa sua posição dominante no mercado de pesquisa e publicidade online para prejudicar concorrentes menores. Por exemplo, ela paga os fabricantes de smartphones para que eles definam o Google como o mecanismo de pesquisa padrão do Android nos aparelhos e incluam aplicativos da empresa pré-instalados. Ela também paga à Apple para que o Google seja o mecanismo de pesquisa padrão do iPhone.

Com relação ao caso contra o Facebook, a empresa de Mark Zuckerberg também é acusada de abusar de sua posição dominante para prejudicar concorrentes menores e de colocar dados pessoais dos usuários em risco. Também É possível que tanto a aquisição do Instagram como a do WhatsApp sejam investigadas.

Continua após a publicidade

Os processos devem ser abertos até o final de janeiro de 2021, enquanto a Google também se prepara para lutar contra o processo antitruste aberto em outubro. Além disso, a FTC (Federal Trade Commission) também deve apresentar suas acusações contra o Facebook em breve.

Fonte: Engadget, The Wall Street Journal
User img

Fabio Rosolen

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.