A Apple deverá lançar um iPhone com zoom óptico de até 10 vezes em 2022, apontam múltiplas fontes com conhecimento do assunto. O rumor mais recente vem do analista Ming-Chi Kuo, que acompanha a fabricante no mercado de smartphones há anos, e tem uma boa taxa de acerto quando se trata desse tipo de previsão.
iPhone 12 Pro custa cerca de US$ 406 para ser produzido
Componente mais caro do smartphone é o modem 5G da Qualcomm
A companhia comandada por Tim Cook deverá adicionar a Semco e a Sunny Optical para a sua cadeia de produção em breve. Segundo o site 9to5 Mac, essas empresas são as melhores fornecedores de lentes da Coreia do Sul e a China, respectivamente. De acordo com Ming-Chi Kuo, o iPhone de 2022 deverá trazer lentes telefoto do tipo periscópio fabricadas pela Semco.
Site oficial Apple iPhone 12 Pro
Antes do analista, porém, o site Digitimes também publicou uma notícia afirmando que a Apple deverá incluir uma câmera com essa funcionalidade. A empresa estaria buscando uma forma de melhorar o sistema de captura de fotos das próximas gerações dos seus smartphones, e teriam decidido que a melhor maneira de fazer isso seria com uma maior capacidade de aproximação na lente telefoto.
Fonte: Huawei
Ao invés projetar essa tecnologia com as equipes que já possui, os executivos da Apple teriam decidido por contratar empresas sul-coreanas como parceiras. A reportagem do Digitimes chega a afirmar que a fabricante norte-americana pode até mesmo acabar fazendo um acordo com a Samsung para o licenciamento das lentes de periscópio.
Para quem não conhece, as lentes de periscópio são tipo aquelas usadas em submarinos. Em celulares, elas ficam posicionadas lateralmente dentro do dispositivo – até porque não seria prático elas ficarem para fora da carcaça do dispositivo. Numa das extremidades, há um espelho que reflete a luz que entra pela lente em 90°, permitindo um zoom óptico ampliado.
Isso já é utiliza em dispositivos com sistema operacional Android como o Samsung Galaxy S20 Ultra, o Huawei P40 Pro e o Oppo Reno 10x zoom.
Via: 9to5Mac, The Next Web, Digitimes