A Android Debug Bridge (adb) é uma ferramenta de linha de comando que permite que o desenvolvedor se comunique com um dispositivo. A ferramenta pode facilitar a execução de uma grande variedade de ações, como instalar e depurar aplicativos, e oferece acesso a um shell Unix que o desenvolvedor pode usar para executar comandos nos dispositivos.
Android Studio 4.1 traz mais de 2.000 correções e outras novi...
Uma das novidades é o suporte para dispositivos dobráveis no emulador do Android
Em vez de ter que instalar a ferramenta e seus componentes necessários – o cliente, um daemon e um servidor - os desenvolvedores agora têm a opção de utilizá-la a partir de seus navegadores da Web. Esta versão da ferramenta, batizada como WebADB, foi criada por um usuário do XDA Forum conhecido como SteelToe e oferece basicamente as mesmas funcionalidades.
De acordo com SteelToe, tudo o que o desenvolvedor precisa é de um navegador da Web com suporte para a API WebUSB, como o novo Microsoft Edge baseado no Chromium ou o Google Chrome. Os recursos suportados pelo WebADB incluem:
- Instalação de APK
- Shell interativo
- Gravação de tela
- SCRCPY (controle do dispositivo a partir do navegador)
- Informações do dispositivo
- Gerenciador de arquivos
- Ativação da ADB via Wi-Fi
Reprodução/Fabio Rosolen
É importante destacar que no momento o site WebADB está disponível como Beta e por isso os desenvolvedores pode encontrar alguns problemas durante seu uso. O site também oferece algumas sugestões caso o desenvolvedor encontre problemas como a mensagem de erro “acesso negado”.
Outro detalhe é que para usar a ferramenta ADB com um dispositivo conectado via USB, o desenvolvedor precisa ativar a opção Depuração USB nas configurações do sistema operacional do dispositivo em “Opções do desenvolvedor”.
De acordo com a documentação do Android Studio sobre a ferramenta ADB, a tela "Opções do desenvolvedor" fica oculta por padrão nos dispositivos com Android 4.2 e posteriores. Você pode exibi-la seguindo esses passos: Acesse Configurações > Sobre o dispositivo e toque em Número da versão sete vezes. Depois disso, retorne para tela anterior e você verá as Opções do desenvolvedor.
Fonte: XDA Developers