Apple Watch detecta problema cardíaco desconhecido e salva mais uma vida
Créditos: Reprodução/Apple

Apple Watch detecta problema cardíaco desconhecido e salva mais uma vida

Não é a primeira vez que o relógio inteligente da Apple prova o valor do monitoramento de frequência cardíaca

O Apple Watch ajudou mais uma vez a salvar a vida de uma pessoa que não sabia que possuía uma condição cardíaca importante. Dessa vez, o medidor de frequência cardíaca do aparelho ajudou seu usuário de 25 anos chamado Zachary Zies, que mora em Ohio, nos Estados Unidos, a se prevenir de uma tragédia.

Como monitorar a frequência cardíaca com o Apple Watch

De acordo com a reportagem do NBC 24 News, Zachary luta contra a doença genética ataxia de Friedreich, que prejudica a capacidade de andar e falar. Por conta disso, ele vive na condição de usar cadeira de rodas desde o ensino médio. Na matéria, o estadunidense disse que estava em repouso quando seu Apple Watch começou a alertá-lo sobre o ritmo acelerado de seus batimentos cardíacos.

Mesmo em descanso, seu coração chegou a bater 120 vezes por minuto - a frequência normal para um homem dessa idade em repouso é entre 56 e 73 bpm, sendo considerada ruim acima de 82 bpm, de acordo com dados do H3Med.

Depois de o relógio inteligente ter alertado sobre sua frequência cardíaca, Zachary foi levado a um hospital e submetido a exame médico. Os profissionais constataram que ele precisaria passar por uma ablação cardíaca para corrigir a arritmia. Essa cirurgia é uma forma de tratamento da fibrilação atrial, na qual se realiza a cauterização dos focos dessa arritmia cardíaca.

O procedimento médico recuperou a frequência cardíaca do jovem ao normal, e ele diz que já se sente cerca de 90% recuperado. "O Apple Watch estava me dizendo que algo de errado estava acontecendo. Você precisa escutar e pedir ajuda para ver o que está realmente errado nesses casos", disse o Zachary.

Como definir alertas no monitoramento de frequências cardíacas do Apple Watch:
1. Abra no iPhone o aplicativo Watch;
2. Clique na opção "Coração";
3. Encontre a opção "Ritmo Cardíaco Acelerado" e defina um BPM (batidas por minuto) máximo para criar o alerta;
4. Encontre a opção "Ritmo Cardíaco Lento" e defina um BPM mínimo para criar o alerta.

Fonte: Imore, NBC 24 News
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.