Desenvolvedor consegue rodar Windows 10 em Mac M1
Créditos: Reprodução/Apple

Desenvolvedor consegue rodar Windows 10 em Mac M1

Apple não tem licença da Microsoft para rodar sistema operacional nativamente em seus notebooks

Um desenvolvedor encontrou uma solução alternativa para permitir a primeira virtualização do Windows 10 rodando com sucesso em um Mac M1, e ele afirma que o desempenho é "muito rápido". O vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, já havia declarado que a versão ARM do Win10 poderia ser executada nativamente nos novos Macs, mas que "dependeria da Microsoft”. 

10/11/2020 às 19:39
Notícia

Apple revela o novo MacBook Air com seu chip próprio M1 e cus...

O novo notebook da marca é o primeiro a contar com um processador baseado em ARM

Isso quer dizer que o que impede essa reprodução nativa é o licenciamento atual da Microsoft, que não permite que sua versão ARM do Windows 10 seja usada pela Apple (uma vez que não é pré-instalado). Ainda não há uma previsão para a Microsoft mudar sua política de ARM do Windows para execução nativa em Macs, se por acaso for os planos da empresa.

Sobre a nova descoberta (via The 8-Bit), o desenvolvedor Alexander Graf foi capaz de fazer alguns ajustes para que seu Mac M1 rodasse o sistema operacional como uma virtualização. Ele também observou em uma publicação no Twitter que “o Windows ARM64 pode executar aplicativos x86 muito bem. Não é tão rápido quanto Rosetta 2, mas perto”.

O site The 8-bit explicou que o desenvolvedor conseguiu isso executando o Windows ARM64 Insider Preview virtualizado por meio do Hypervisor.framework. Esta estrutura permite que os usuários interajam com tecnologias de virtualização no espaço do usuário sem ter que escrever extensões de kernel (KEXTs), de acordo com a Apple.

Ele também aplicou um patch personalizado ao virtualizador QEMU, um emulador e virtualizador de máquina de código aberto. Esse software é conhecido por alcançar desempenho quase nativo, já que atua diretamente na CPU. Segundo o desenvolvedor Alexander Graf acha que seu processo é “definitivamente reproduzível”, mas que, obviamente, "não oferecerá um sistema totalmente estável".

Continua após a publicidade

Ainda nesta semana, o YouTuber Ruslan Tulupov compartilhou em seu canal dois vídeos que demonstram uma solução alternativa para executar vários displays nos Mac M1, computadores desktops da Apple. Ruslan conseguiu executar até 6 monitores externos simultaneamente em um PC da Apple, ressaltando um bom desempenho.

Fonte: The 8-bit
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

EXYNOS 2100, DuckDuckGo, EUA vs Huawei e Elon Musk DE NOVO no CONECTADO! #12

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.