Huawei está distribuindo versões estáveis da EMUI 11, última atualização do Android
Créditos: Reprodução/ GizChina

Huawei está distribuindo versões estáveis da EMUI 11, última atualização do Android

Os dispositivos que irão receber as novidades são o P40, P40 Pro e o Mate 30 Pro

Leitura Rápida

  • Uma versão estável da EMUI 11 foi registrada em aparelhos da Turquia
  • O update tem pouco mais de 1GB de tamanho
  • Os smartphones que serão atualizados para a nova versão são: P40, P40 Pro e o Mate 30 Pro
  • As novidades contam com menos menção ao Android no sistema e algumas correções gerais

A Huawei está começando a distribuir versões estáveis da sua interface de usuário EMUI 11 para os smartphones P40, P40 Pro e o Mate 30 Pro. Até momento, apenas alguns usuários turcos fizeram publicações de capturas de telas da atualização, destacando as mudanças. A principal delas é a diminuição da marca Google no sistema operacional.

Segundo as imagens publicadas, não foram aplicadas grandes mudanças. Os principais pontos são, justamente, na diminuição da participação da marca Android, da Google. Logo na primeira tela, quando o smartphone está iniciando o sistema, ainda é possível ver a frase "Powered by Android", mas o símbolo foi removido. O patch de segurança também não leva o nome do sistema operacional da Google

Essas mudanças estão sendo consideradas como uma ação para adaptar os usuários a falta do sistema operacional da Google. A Huawei está trabalhando ativamente para trazer o HarmonyOS para todos os seus dispositivos. É esperado que o primeiro smartphone com o sistema operacional próprio da Chinesa seja lançado já no próximo ano, em 2021. 

Segundo as imagens divulgadas no Reddit, a atualização tem o número de versão 11.0.0.151. Ela deve ocupar cerca de 1,1 GB de armazenamento, portanto não é uma pequena mudança de sistema. Essa é a última versão do Android para os dispositivos da Huawei, devido a restrição que os Estados Unidos estão impondo para a empresa chinesa.

A nova EMUI traz algumas mudanças sutis, como as já citadas, mas também faz algumas alterações gerais. Há novos gestos de ar, além de um novo tema, que é chamado de "Starry Night" pela empresa. Essas modificações são pouco diferentes da versão beta, que já estava rodando em alguns aparelhos. 

É esperado que, nas próximas semanas, mais aparelhos recebam as novidades. Até o momento, apenas alguns smartphones da Turquia receberam a atualização. Ainda não foi informada uma data correta para o início da distribuição, mas é esperado que até o final de 2020 todos os modelos P40, P40 Pro e Mate 30 Pro tenham a EMUI 11 instalada. 

Via: GSM Arena, GizmoChina
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.