Leitura Rápida
- O iPhone 12 passou pelo critério avaliativo do site DXOMark
- A versão padrão da linha ficou em 13º lugar, atrás da maioria dos flagships das concorrentes
- Ele obteve a pontuação geral de 122 pontos
- O seu destaque é em gravação de vídeos, onde ocupa a terceira posição do site
- Seu principal defeito é não oferecer uma opção dedicada a zoom, que faz com que as fotos com o recurso tenham muitos problemas
- Em geral, é um bom smartphone para fotos, mas há opções melhores por uma faixa de preço abaixo do anunciado pela Apple
A Apple anunciou recentemente a sua nova linha de smartphones, iPhone 12. Um dos principais atributos desses dispositivos, e também um de seus atrativos, é a qualidade da câmera. O famoso site DXOMark, que testa rigorosamente a qualidade de câmera dos principais smartphones, acaba de liberar a análise da versão padrão do dispositivo. Ele fica na 13ª posição, atrás dos principais flagships das concorrentes.
O DXOMark submete os dispositivos aos mesmos testes, mesmo que sejam de diferentes marcas e modelos. Cada critério que o dispositivo é submetido, uma nota é atribuída. Depois que toda a avaliação é feita, é somado os resultados, obtendo uma média. O iPhone 12 conseguiu 122 pontos. As versões aprimoradas, como iPhone 12 Pro Max teve 130 pontos, e a 12 Pro teve 128 pontos.
Para melhor comparativo, o iPhone 12 não conseguiu superar a versão anterior da Apple, o iPhone 11 Pro Max. Isso aconteceu mesmo com o novo smartphone trazendo tecnologias como 5G e SoC aprimorado de 5nm. Ele ainda fica atrás de diversos modelos da Huawei, Xiaomi, Vivo, Oppo e Samsung.
O iPhone 12 conta com duas câmeras traseiras. O sensor primário é de 12 MP, com lente de 1,4 µm, e abertura f/1.6, oferecendo OIS e PDAF. A secundária mantém os 12 MP, mas seu sensor é de 1 / 3,6 polegadas e, f/2.4. Ele é capaz de gravar vídeos em 4K a 24fps, 30fps ou 60fps, ou ainda a 1080p a 30fps, 60fps, 120fps ou 240fps. Também oferece a tecnologia de gravação Dolby Vision HDR (até 30fps).
A qualidade dos vídeos é onde o dispositivo ganha destaque. O DXOMark atribuiu 112 pontos, o que é um bom resultado, comparando com outros modelos do mercado. Em vídeos, o iPhone 12 ocupa a terceira posição. Já a capacidade de zoom deixa a desejar. Como não há uma lente dedicada, para tornar o custo de produção menor e, consequentemente seu valor de mercado, o desempenho fica muito abaixo dos demais modelos da linha. A pontuação para o zoom foi de 41 pontos.
Em vídeos, o iPhone 12 ocupa a terceira posição do DXOMark
A avaliação do DXOMark destaca que o sistema de câmeras consegue oferecer autofoco eficiente, exposição e cores precisas, mesmo em ambientes internos e pouco iluminados. Além disso, também possui uma ampla faixa dinâmica, é fiel aos tons de peles das pessoas fotografadas.
Os lados negativos é que a ampla faixa dinâmica é restrita a capturas de fotos. Algumas fotos apresentam ruído perceptível, especialmente quando há pouca iluminação no ambiente. O balanço de branco também tem problemas, principalmente em fotos externas e com a gravação de vídeo. O que acaba deixando a imagem com pouca riqueza de detalhes. Novamente, o zoom possui uma qualidade muito inferior aos demais dispositivos da lista de testes.
Em conclusão, a análise deixou evidente que o iPhone 12 é capaz sim de tirar boas fotos. Apesar disso, não é a melhor opção do mercado, principalmente considerando a faixa de preço. As versões Pro e Pro Max tem a vantagem de uma lente dedicada a zoom, que corrige muitos dos problemas apresentadas na versão padrão do dispositivo. Vale a pena destacar que esse é o principal modelo em vendas, uma vez que é a opção mais barata.
Via: GizmoChina