Microsoft estaria planejando fazer apps do Android rodarem no Windows 10
Créditos: Microsoft

Microsoft estaria planejando fazer apps do Android rodarem no Windows 10

Novidade deverá aparecer na atualização do 2ª semestre de 2021

A Microsoft estaria novamente com planos para permitir que aplicativos para Android rodem no sistema operacional Windows 10. No passado, a companhia já havia desenvolvido o Project Astoria, que permitiria instalar e rodar APKs do Android no Windows.

27/11/2020 às 08:48
Notícia

Atualização do YouTube para Android TV adiciona suporte para ...

O suporte está disponível a partir da versão 2.12.08 do aplicativo em TVs com o Android 10 ou posterior

Só que esse projeto nunca foi finalizado, apenas sendo incluído em algumas versões do tipo Insider Previews do sistema operacional. Em fevereiro de 2016, o Astoria foi cancelado pela Microsoft e parte do seu progresso foi repassada para a equipe que criou o Subsistema Windows para Linux.

Apesar disso, o site Windows Central relata que a empresa criou um novo plano chamado Project Latte. Esse novo projeto seria baseado no Windows Subsystem for Linux e teria suporte para interfaces gráficas e aceleração por CPU.

De acordo com o site Neowin, o Project Astoria foi cancelado porque ele era bom demais, e poderia acabar canibalizando os aplicativos nativos da Plataforma Universal do Windows (UWP). Por outro lado, há fontes que digam que o projeto não era bom o suficiente, e nunca atingiu o nível de qualidade necessário para entrar numa versão estável do SO.


Fonte: MSPowerUser/Twitter

Oficialmente, os porta-vozes da Microsoft disseram que era confuso para os desenvolvedores terem pontoes para o Android e para o iOS na Microsoft Store. De qualquer modo, a loja já oferece uma boa maneira para os usuários rodarem apps do Android no seu PC.

Ao utilizar o aplicativo Seu Telefone, é possível transmitir aplicativos do Android para o seu computador. Dá até para adicionar atalhos para eles dentro do sistema operacional Windows 10. Realmente só está faltando poder rodá-los nativamente – o que a Microsoft pode permitir num futuro relativamente próximo, com a atualização do segundo semestre de 2021.

Continua após a publicidade

Anteriormente, a empresa já havia criado uma série de projetos para permitir que diferentes tipos de aplicativos possam rodar na Microsoft Store. Isso inclui o Project Centennial para permitir que aplicativos Win32 fossem adicionados para a plataforma, assim como o Project Westminster para web apps hospedados. Já o Project Islandwood permitia que os desenvolvedores recompilassem aplicativos para iOS com modificações mínimas.

Via: Neowin
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.