Chrome agora permite comandos via barra de endereços - veja como usar
Créditos: Reprodução/Mariela Cancelier

Chrome agora permite comandos via barra de endereços - veja como usar

Transforme sua aba do navegador da Google em um prompt de comandos

A barra de endereços da web do Google Chome 87 está recebendo uma nova função além de mostrar a URL ou servir como atalho para pesquisas. Agora, o campo de entrada da última versão do navegador se tornou basicamente um prompt de comando, que pode executar ações de acordo com o que for digitado nela. Ou seja, agora você pode digitar comandos para controlar o navegador sem ter que entrar em menus e configurações.

Chamado de “Ações do Chrome”, esse recurso permite que você digite algumas palavras-chave e frases que podem assumir a forma de comandos. Essas ações são mostradas como sugestões antes da pesquisa, e é necessário clicar ou selecionar a opção para executar o comando. Confira o exemplo abaixo com o comando "deletar histórico", onde o Chrome mostra a ação, pesquisa no mecanismo e outras sugestões.

Algumas dessas ações que já são conhecidas, incluindo:
- “excluir histórico”
- “atualizar navegador”
- “iniciar modo anônimo”
- “atualizar informações do cartão de crédito”
- “editar senhas”
- “traduzir isso”

Os novos comandos não estão habilitados por padrão, é necessário habilitá-los manualmente na versão atualizada do Google Chrome (Chrome 87). Digite em uma guia chrome://settings/help para ver se seu Chrome está atualizado e veja abaixo como ativar os comandos:

1) Abra o Chrome e em uma aba digite chrome://flags/ e clique em pesquisar;
2) Você será direcionado para uma página "secreta" com vários recursos "ativos" e "desativados";
3) Pesquise por “Omnibox”, ative as opções “Omnibox suggestion button row” e “Omnibox Pedal suggestions”;
4) Reinicie o navegador.

5) Experimente os comandos:
Por exemplo, digitar “excluir histórico” na barra de endereço mostra o comando “Limpar dados de navegação” > clicando nele, ele abrirá a caixa de diálogo "Limpar dados de navegação". Limpar o cache ou limpar os cookies também produz o mesmo resultado.

De acordo com a Google, a implementação no Chrome se chama Omnibox, já que a barra do navegador pode fazer diversas coisas. Há tempos que ela já pode pesquisar diretamente no Google ou no mecanismo de sua escolha e até mesmo mostrar cálculos e conversões de unidades e moedas antes mesmo de você pressionar "Enter". Não sabia desses atalhos? Então você já pode testá-los agora!

Fonte: Tech Dots
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.