Anatel pretende realizar leilão do 5G no Brasil na metade de 2021
Créditos: 180graus

Anatel pretende realizar leilão do 5G no Brasil na metade de 2021

Esse deverá ser o maior leilão de uso de radiofrequência na história do Brasil

A Anatel enfim está se movendo para preparar o leilão das bandas do 5G para a implementação da nova geração da rede móvel no Brasil. A agência realizou na última terça-feira, dia 24 de novembro, uma reunião envolvendo o presidente, o ministro das comunicações, Fábio Faria, e outros integrantes do órgão público regulatório de telecomunicações. O assunto da pauta foi a preparação do leilão do 5G.

O cronograma da Anatel prevê que o leilão comece no final do primeiro semestre de 2021, ou seja, entre junho e julho do ano que vem. Carlos Manuel Baigorri, um dos conselheiros da agência, foi sorteado como relator do processo e fez a seguinte declaração oficial para a Agência Brasil após a reunião:

Apesar das previsões da Anatel, o edital do leilão do 5G no Brasil ainda tem que passar por etapas de aprovação, como pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O edital não tem caráter de arrecadação, e os "lances" no leilão serão feitos através de compromissos de investimento no segmento de comunicação e radiofrequência brasileiros. A Anatel diz que existem lacunas na nossa infraestrutura na área e vê no leilão uma oportunidade de, em parte, resolvê-las.

Uma das empresas mais interessadas nas bandas de 5G no Brasil é a Huawei, que estava pronta para expandir seu investimento em infraestrutura de 5G ao redor do mundo, antes de começar a ser barrada por pressão do governo dos EUA. Com nosso país não é diferente, e o governo Trump já ameaçou com represálias se a Huawei participar do leilão.

09/01/2020 às 10:41
Notícia

Brasil não descarta negociar com Huawei para rede 5G, mesmo c...

Segundo o ministro Marcos Pontes, empresa chinesa não será descartada do leilão para 5G

Continua após a publicidade

As autoridades envolvidas na última reunião não quiseram comentar a respeito desse assunto quando perguntadas, afirmando que estão apenas avaliando o aspecto técnico do leilão neste momento. De todo modo, vale destacar que o país norte-americano está trocando de governo nas próximas semanas, o que pode mudar sua postura em relação a empresas chinesas também.

Fonte: Agência Brasil
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.