A quarentena impactou na maneira que os consumidores brasileiros planejaram suas compras para a Black Friday de 2020. É isso que indica uma pesquisa que a Samsung encomendou com a MindMiners para averiguar os interesses das pessoas em eletrônicos neste ano. É uma pena que a pesquisa deixou smartphones, tablets e vestíveis de fora, mas serve pra ver como estão os planos do público para comprar Smart TVs e notebooks.
Os eletrônicos da pesquisa incluem eletrodomésticos, ar condicionado, robôs de limpeza e coisas do tipo. Entre esses itens, as Smart TVs conquistaram o maior interesse dos entrevistados, somando 24,7% da intenção de compra dos consumidores nessa Black Friday. Na área de TVs, a Samsung se gaba de ser a marca mais lembrada, aparecendo em 78,6% das respostas.
É interessante notar os fatores levados em consideração pelo público na compra de TVs, que também foram perguntados na mesma pesquisa. Dos entrevistados, 42,9% consideram que a tecnologia tem maior influência na sua decisão de compra. Apenas 23,2% responderam que o tamanho de tela é mais importante, mas esse número tem um detalhe relevante: 44,8% responderam que querem comprar uma TV de 50'' ou mais.
"As pessoas desejam cada vez mais uma TV que não seja uma simples reprodutora de canais abertos ou por assinatura. Isso explica o desejo por mais tecnologia, mostrado pela pesquisa. Experiências multiplataforma e de conectividade ganham importância e juntar isso com qualidade de imagem e design elegante é a chave para entregar os produtos mais completos do mercado, como as QLED e a inédita categoria Crystal UHD."
Patricia Pessoa, diretora de marketing da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung Brasil.
"As pessoas desejam cada vez mais uma TV que não seja uma simples reprodutora de canais abertos ou por assinatura. Isso explica o desejo por mais tecnologia, mostrado pela pesquisa. Experiências multiplataforma e de conectividade ganham importância e juntar isso com qualidade de imagem e design elegante é a chave para entregar os produtos mais completos do mercado, como as QLED e a inédita categoria Crystal UHD."
Patricia Pessoa, diretora de marketing da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung Brasil.
Na parte de notebooks que notamos o maior impacto da pandemia do COVID-19. Segundo a Samsung, a mesma pesquisa na Black Friday do ano passado mostrou uma intenção de compra em 10% dos entrevistados. Neste ano, o número mais que dobrou, aparecendo em 22% das respostas, ficando apenas um pouco abaixo das TVs. Isso pode ser explicado pelo crescimento do número de pessoas que precisaram criar uma estação de trabalho em casa.
Os outros eletrônicos que apareceram na pesquisa tiveram as seguintes pontuações em intenção de compra:
- Máquinas de lavar: 13,7%
- Ar-condicionado: 11,5%
- Geladeiras: 10,6%
- Aspirador de pó: 9,3%
- Robôs de limpeza: 8,8%