Além de ser um dos maiores importadores, a China está rapidamente se tornando um fornecedor líder global de armas, com veículos aéreos não tripulados (UAVs), entre eles os drones, liderando sua incursão em vários países, incluindo o Paquistão.
Entre os armamentos exportados pela China, constam quantidades enormes de rifles de assalto, munições, aviões de combate e até submarinos.
Um novo artigo de pesquisa sobre as exportações de drones chineses - escrito por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Texas A&M University, com trechos publicados pelo jornal Foreign Affairs - revela que 18 países obtiveram drones armados de 2011 a 2019. Onze desses países compraram os drones da China, afirma o jornal.
Antes de 2011, apenas três países tinham drones armados, sendo estes os Estados Unidos, o Reino Unido e Israel.
“O rápido aumento na implantação de drones coincidiu com o surgimento da China como um grande fornecedor”, afirma o documento da pesquisa. “De 2011 a 2019, 11 dos 18 países que rastreamos compraram drones armados da China.”
Os pesquisadores ainda acrescentam que pelo menos já em 2011, a China começou a negociar com países como os Emirados Árabes Unidos e o Paquistão, além de outros, para vender UAVs armados.
Foreign Affairs/Reprodução
Os Estados Unidos, conforme acrescenta o jornal, apenas forneceram drones para a França neste período, enquanto estão em negociações com a Índia para vender drones predadores armados.
Ao contrário dos Estados Unidos, a China não é prejudicada pelo Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR) que entrou em vigor em 1987 e limita a exportação de sistemas de Categoria I, que são aqueles que podem viajar mais de 300 km e transportar uma carga útil de mais de 500 kg.
De acordo com informações da inteligência, o Paquistão está recebendo pelo menos quatro versões mais recentes de drones armados chineses para proteção do Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC).
Além disso, a China também está fornecendo ao Paquistão oito novos submarinos convencionais (diesel). Os dois países fabricam em conjunto os caças JF-17 e o Paquistão recebe fuzis de assalto chineses.
Quando se trata da vizinhança da Índia, a China fornece armas para todos os países, incluindo Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Mianmar.
Fonte: The Print, DroneXL
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.