Volte no tempo com o emulador do Windows 1.0, sistema que já existe há 35 anos
Créditos: Reprodução/Netflix - Montagem/Mariela

Volte no tempo com o emulador do Windows 1.0, sistema que já existe há 35 anos

Em novembro de 2020, o Windows completou seu 35º aniversário

O primeiríssimo sistema operacional (SO) Windows da Microsoft foi o Windows 1.0, que surgiu em 20 de novembro de 1985. Neste mês, em 2020, o icônico software completou seus 35 anos de existência e, para comemorar, o pessoal do site PC Gamer deu a sugestão de brincar um pouco com a versão original através de um emulador. O emulador do Windows 1.0 pode ser usado diretamente no seu navegador pelo site PCJs Project.

Emulador Microsoft Windows 1.01

Além da nostalgia para quem conheceu e usou o sistema operacional décadas atrás, o emulador oferece a oportunidade para pessoas conhecerem como era o primeiro Windows e o que era considerado uma "interface de ponta na época". O PCjs Porject roda o emulador em Javascript, e tudo que você precisa fazer para usá-lo é apenas clicar nas janelas e assumir o controle do mouse virtual Windows-within-Windows.

08/09/2020 às 13:55
Notícia

Esse Easter Egg do Windows 95 você provavelmente nunca viu

Interação exclusiva foi revelada por Jeff Parsons, desenvolvedor do sistema

O site também lista os requisitos mínimos necessários para rodar o Windows 1.0 no PC, o que demosntra como a tecnologia evoluiu exponencialmente nos computadores até chegar no que temos hoje. Veja os requisitos:
- IBM PC XT
- 640Kb de memória RAM
- Um HDD de 10MB no mínimo (formatado)
- IBM EGA

Um recurso interessante do emulador é que ele tem alguns discos pré-carregados no "drive", que você pode carregar no pequeno painel de controle embaixo da janela de emulação. Ele também traz alguns jogos dos anos 80 como Castle Adventure, lançado em 1985.

Continua após a publicidade

Também em 2020, Windows 95 completou 25 anos de existência. Lançado em 24 de agosto de 1995, o sistema operacional introduziu diversos elementos que continuariam sendo usados em versões posteriores do sistema operacional, como o Menu Iniciar, a Lixeira e Área de Trabalho. Antes da versão 95, os usuários precisavam comprar o MS-DOS e o Windows separadamente, que é o caso do outro aniversariante: o Windows 1.0.

O Windows 95 também ajudou a reduzir a dependência do Prompt de Comando para realização de tarefas, já que o sistema operacional era inicializado diretamente na interface gráfica. Com o Windows 3.11 por exemplo, era necessário entrar no MS-DOS e digitar um comando para entrar no Windows.

Via: Adrenaline Fonte: PC Gamer
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.