Google mudará a forma como desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Google mudará a forma como desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store

A partir de agosto de 2021 eles deverão ser publicados no formato Android App Bundle (.aab)

A Google anunciou nesta semana em seu blog algumas mudanças na forma como os desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store. A partir de agosto de 2021, novos aplicativos para Android deverão obrigatoriamente atender aos requisitos de nível de API especificados pela empresa. Com isso eles deverão segmentar o Android 11 (nível 30 da API). Já a partir de novembro todos as atualizações de aplicativos também devem segmentar o nível 30 da API.

13/10/2020 às 13:55
Notícia

Android Studio 4.1 traz mais de 2.000 correções e outras novi...

Uma das novidades é o suporte para dispositivos dobráveis no emulador do Android

Além disso, como anunciado pela Google no início deste ano, a Google Play Store exigirá que todos os novos aplicativos para Android utilizem o novo formato de publicação Android App Bundle (.aab). Este formato foi apresentado pela primeira vez durante a edição de 2018 da conferência anual para desenvolvedores Google I/O.

Este formato oferece benefícios como aplicativos com tamanhos menores, reduzindo assim o tempo de download, por exemplo. O arquivo .aab contém os arquivos APK para o tamanho do aplicativo base e todas as arquiteturas suportadas (ARM, ARM64 e x86), idiomas e variantes de layout. 

O formato .aab requer que o desenvolvedor forneça uma cópia da chave de assinatura do seu aplicativo para a Google para que o Google Play Developer Console possa gerar um pacote com versões assinadas de cada APK no pacote. O APK correto para a arquitetura, linguagem e layout de um determinado dispositivo são entregues via Google Play Dynamic Delivery.

Google mudará a forma como desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store
A partir de agosto de 2021, novos aplicativos para Android deverão obrigatoriamente
atender aos requisitos de nível de API especificados pela Google
(Reprodução/Google)

De acordo com a Google, mais de 750.000 aplicativos já são publicados na Google Play Store com o formato .aab. Os usuários se beneficiam de downloads menores e desenvolvedores como Netflix e Riafy veem taxas de sucesso de instalação mais altas, o que é especialmente impactante em regiões com mais dispositivos de nível de entrada e velocidades de redes dados mais lentas. Os desenvolvedores mudando para o novo formato podem usar recursos avançados de distribuição, como Play Asset Delivery e Play Feature Delivery.

Google mudará a forma como desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store
Reprodução/Google

Via: XDA Developers Fonte: Google
User img

Fabio Rosolen

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.