A Google anunciou nesta semana em seu blog algumas mudanças na forma como os desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store. A partir de agosto de 2021, novos aplicativos para Android deverão obrigatoriamente atender aos requisitos de nível de API especificados pela empresa. Com isso eles deverão segmentar o Android 11 (nível 30 da API). Já a partir de novembro todos as atualizações de aplicativos também devem segmentar o nível 30 da API.
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Além disso, como anunciado pela Google no início deste ano, a Google Play Store exigirá que todos os novos aplicativos para Android utilizem o novo formato de publicação Android App Bundle (.aab). Este formato foi apresentado pela primeira vez durante a edição de 2018 da conferência anual para desenvolvedores Google I/O.
Este formato oferece benefícios como aplicativos com tamanhos menores, reduzindo assim o tempo de download, por exemplo. O arquivo .aab contém os arquivos APK para o tamanho do aplicativo base e todas as arquiteturas suportadas (ARM, ARM64 e x86), idiomas e variantes de layout.
O formato .aab requer que o desenvolvedor forneça uma cópia da chave de assinatura do seu aplicativo para a Google para que o Google Play Developer Console possa gerar um pacote com versões assinadas de cada APK no pacote. O APK correto para a arquitetura, linguagem e layout de um determinado dispositivo são entregues via Google Play Dynamic Delivery.
A partir de agosto de 2021, novos aplicativos para Android deverão obrigatoriamente
atender aos requisitos de nível de API especificados pela Google
(Reprodução/Google)
De acordo com a Google, mais de 750.000 aplicativos já são publicados na Google Play Store com o formato .aab. Os usuários se beneficiam de downloads menores e desenvolvedores como Netflix e Riafy veem taxas de sucesso de instalação mais altas, o que é especialmente impactante em regiões com mais dispositivos de nível de entrada e velocidades de redes dados mais lentas. Os desenvolvedores mudando para o novo formato podem usar recursos avançados de distribuição, como Play Asset Delivery e Play Feature Delivery.
Reprodução/Google