Homem cria robô que coloca e remove lentes de contato por comandos de voz
Créditos: Reprodução/WPLG Local 10

Homem cria robô que coloca e remove lentes de contato por comandos de voz

Morador da Flórida automatizou o processo para auxiliar pessoas com dificuldade em manusear as lentes

Craig Hershoff, um morador do estado da Flórida, nos Estados Unidos, inventou um robô capaz de colocar e remover as lentes de contato do usuário de maneira prática e segura - tudo isso usando apenas um comando de voz. De acordo com ele em uma entrevista ao canal WPLG Local 10, o objetivo da automatização do processo é auxiliar pessoas com dificuldade em manusear as lentes, principalmente idosos com problemas de destreza.

Confira o robô funcionando e seu depoimento na reportagem abaixo (em inglês com legendas disponíveis):

Segundo Craig, muitas pessoas possuem disfunções ou problemas motores que impedem o manuseamento preciso das lentes, o que torna difícil sua remoção ou inserção no olho. Um processo como esse precisa ser feito com cautela e precisão para não machucar o globo ocular ou acabar danificando a lente. O próprio criador do robô, que já é idoso e tem problemas oculares que necessitam de lentes especiais, relatou que tinha dificuldades diárias com esse procedimento. 

12/11/2020 às 12:40
Notícia

Veja o assustador lobo-robô japonês feito para espantar ursos

A cidade de Takikawa, no Japão, construiu um "espantalho" para ursos em forma de lobo

A criação do estadunidense agradou muitas pessoas, principalmente os mais velhos que dependem muito desse auxílio. Basicamente, só é necessário manter a pálpebra bem aberta e dar o comando de voz para que a máquina faça o resto sozinha. Enquanto isso, o outro olho acompanha o processo em vídeo por um display na base da máquina. Craig também diz que os movimentos do robô são mais suaves do que os das mãos.

Atualmente, o robô está passando por testes e avaliações clínicas em Boston. Ele foi projetado especificamente para lentes de contato esclerais, que não entram em contato com a córnea e têm o espaço com líquido específico. Essa lente é destinada a corrigir problemas de visão que óculos ou lentes normais não são capazes de resolver.

Como as pessoas que necessitam dessa lente dependem apenas delas para enxergar, a criação de Craig se torna bastante útil para ajudar todos que não conseguem manuseá-la direito. A expectativa é de que o robô consiga a autorização da Food and Drug Administration em 2021 para que possa ser fabricado em escala e comercializado/distribuído.

Via: Gizmodo Fonte: WPLG Local 10
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.