Flash no Firefox está com os dias contados: 55, para ser exato
Créditos: Mozilla

Flash no Firefox está com os dias contados: 55, para ser exato

Firefox 85 não será compatível com o recurso quando chegar em janeiro de 2021

A Mozilla disponibilizou recentemente uma nova atualização para o Firefox que leva seu navegador para a versão 83. Junto com a divulgação das novidades do browser, a empresa selou o destino da compatibilidade com o Flash no programa: o recurso tem apenas mais 55 dias de "vida" no Firefox.

O Firefox 83 é, então, a penúltima versão do navegador compatível com o Flash. O recurso ainda vai funcionar em dezembro, quando o Firefox 84 for lançado, mas em 12 de janeiro de 2021, será o fim do Flash, com o lançamento do Firefox 85.

A plataforma Flash foi extremamente popular e importante no início da expansão da internet como uma ferramenta mainstream. O programa foi criado pela Macromedia e era usado para trazer recursos multimídia para os navegadores, na forma de animações, sons e vídeo. O próprio YouTube, antes de ser da Google, usava Flash para mostrar seus vídeos.

A importância do Flash era tanta que a Adobe apostou no programa e decidiu comprá-lo, mas com o tempo sua adoção começou a ter uma queda vertiginosa. E o principal motivo pra isso foi sua falta de segurança.

15/11/2020 às 18:01
Notícia

Adobe Flash Player não terá mais suporte da Microsoft após di...

Decisão foi feita para diminuir o uso da tecnologia e favorecer opções mais seguras

Vulnerabilidades, falhas na programação e bugs fizeram com que cada vez menos sites quisessem usar o Flash, e desenvolvedoras de navegadores começaram a incorporar recursos nativos que tornavam o programa desnecessário. A Apple nunca quis colocar o Flash no iPhone, o que certamente foi um dos maiores pregos no caixão do programa do passado.

Agora o Firefox se junta a uma lista de navegadores e plataformas que abandonarão o recurso por completo. A Apple já se livrou do Flash no Safari 14 no update deste mês, enquanto o Chrome pretende matar a compatibilidade com o recurso em dezembro. A Microsoft dispensou o Flash do Windows 10 ainda antes, em outubro.

Continua após a publicidade

O Firefox 83 mantém ainda o suporte ao Flash e traz algumas outras novidades, como:

- Um modo para permitir que o navegador se conecte apenas a sites encriptados com HTTPS
- Menos uso de bateria ao reiniciar o Firefox no MacOS
- Suporte ao movimento de pinça para zoom em dispositivos Windows com touch screen e nos touchpads de Macs.

Fonte: CNET
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.