A Mediatek anunciou nessa semana que comprou a divisão da Intel voltada para a criação de componentes de gerenciamento de energia. A marca Enpirion vai passar a pertencer à fabricante taiwanesa de SoCs para Android assim que o acordo for aprovado pelas autoridades. O valor da aquisição ficou em US$ 85 milhões.
A compra faz muito sentido já com os negócios atuais da Mediatek. Os produtos Enpirion da Intel são voltados para o gerenciamento de energia em dispositivos com bateria, principalmente. Ou seja, celulares cabem completamente na definição.
Mas o investimento da fabricante taiwanesa é mais ambicioso do que isso. A empresa comprou toda uma divisão de gerenciadores de energia para poder expandir seu portfólio de produtos. A ideia é usar Enpirion não apenas na criação de seus SoCs futuros, mas na fabricação também de FPGA, ASICs e outros tipos de processadores.
A Mediatek tem uma presença expressiva no segmento de celulares de entrada e intermediários. A empresa parece basear seus negócios em volume, quantidade de produtos vendidos, e não em obter grande margem de lucro em cada venda. Com esse formato de economia, é natural que a companhia continue investindo na expansão de produtos que oferece, então a aquisição de uma divisão de gerenciadores de energia não chega a ser uma surpresa, já que eles são úteis em tantas áreas.
Confirmado! Intel vende segmento de SSDs e memórias NAND para...
O acordo ainda deve levar alguns anos para ser concluído e não inclui as memórias Optane da Intel
O Mais interessante na notícia, na verdade, é que chama a atenção que a Intel continua vendendo algumas de suas divisões para outras empresas. A empresa que já foi uma gigante absoluta e inalcançável dos semicondutores parece estar enxugando algumas de suas áreas para poder focar melhor nas suas áreas principais, onde sua hegemonia não é mais o que um dia já foi.
No final do mês passado, outubro, a Intel já surpreendeu bastante vendendo seu segmento de memórias NAND e SSDs para a SK Hynix, num acordo bem maio: de US$ 9 bilhões. Quem sabe até o ano que vem ainda vamos ver mais alguns desses acordos acontecendo enquanto a Intel busca focar seus esforços em segmentos mais específicos.
Fonte: GSMArena