HP supera a Lenovo no mercado de notebooks durante o terceiro trimestre de 2020
Créditos: Reprodução/Pixabay

HP supera a Lenovo no mercado de notebooks durante o terceiro trimestre de 2020

Os portáteis com Windows também foram os mais vendidos, com os Chromebooks na segunda posição

A empresa de análise de mercado Strategy Analytics divulgou nesta semana seu mais recente relatório sobre o mercado global de notebooks no terceiro trimestre de 2020, que mostra que a HP superou a Lenovo por pouco e agora ocupa a primeira posição neste mercado.

02/11/2020 às 14:17
Notícia

Ações despencam e empresas de tecnologia perdem US$ 258,5 bil...

Destaque negativo fica para Twitter, que cai mais de 20% com o baixo crescimento no número de usuários

De acordo com o relatório, o mercado global de notebooks movimentou um total de 62,2 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020 – isso representa um crescimento de 34% em relação ao ano anterior. A Strategy Analytics destaca que a pandemia de Coronavírus (COVID-19) ajudou neste crescimento, já que mais pessoas ficaram em casa usando seus notebooks para trabalho/estudo remoto, por exemplo. Ela também diz que o crescimento só não foi maior por causa dos estoques limitados, que não conseguiram atender à crescente demanda pelos portáteis.

“O terceiro trimestre poderia ter sido ainda mais produtivo para alguns fornecedores se eles fossem capazes de entregar mais dispositivos para atender à alta demanda. A oferta continuará sendo uma preocupação fundamental, pois espera-se que a demanda permaneça alta em meio ao aumento dos casos de COVID-19 em todo o mundo à medida que o Hemisfério Norte entra em um inverno muito difícil. Com a pandemia ainda perdurando em todo o mundo, os consumidores começaram suas compras antes da temporada de férias para se preparar para o novo 'normal' de trabalhar e estudar em casa".
-- Chirag Upadhyay, Analista sênior de pesquisa da Strategy Analytics

De acordo com o relatório, a HP ficou em primeiro lugar com 14,7 milhões de unidades enviadas durante o terceiro trimestre de 2020 e foi seguida de perto pela Lenovo com 14,6 milhões de unidades enviadas no mesmo período. As outras posições foram ocupadas pela Dell, Apple e Acer com 8,5 milhões, 6,0 milhões e 4,9 milhões e unidades enviadas, respectivamente.

HP supera a Lenovo no mercado de notebooks durante o terceiro trimestre de 2020
Reprodução/Strategy Analytics

Com esses resultados, tanto a HP como a Lenovo ficaram com fatias de mercado de 23,6%, seguidas pelas Dell com 13,7%, pela Apple com 9,7% e pela Acer com 7,9%. Os outros fabricantes juntos somaram 21,6%. A HP foi a empresa que apresentou o melhor crescimento – 43% em relação ao ano anterior. Já a Apple apresentou um crescimento de 39% em relação a 2019.

HP supera a Lenovo no mercado de notebooks durante o terceiro trimestre de 2020
Reprodução/Strategy Analytics

Continua após a publicidade

Com relação aos sistemas operacionais, o Windows ocupou a primeira posição com 45,3 milhões de notebooks comercializados no terceiro trimestre e uma fatia de mercado de 72,8%. O ChromeOS ficou em segundo lugar com 10,0 milhões de unidades comercializadas e uma fatia de mercado de 16,1%, enquanto o macOS ocupa a terceira posição com 6,0 milhões de unidades comercializadas e uma fatia de mercado de 9,7%.

HP supera a Lenovo no mercado de notebooks durante o terceiro trimestre de 2020
Reprodução/Strategy Analytics

Sobre o crescimento dos Chromebooks tanto no segmento comercial como no segmento doméstico, isso pode ser atribuído ao fato de que o ChromeOS se mostrou uma opção mais atraente e acessível para escolas e estudantes em alguns mercados desenvolvidos.

Via: Gizmochina Fonte: Strategy Analytics
User img

Fabio Rosolen

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.