Alto-falante SoundBeamer envia sons direto para seu ouvido e o de mais ninguém
Créditos: Noveto

Alto-falante SoundBeamer envia sons direto para seu ouvido e o de mais ninguém

Aparelho de som parece vindo de ficção científica e não exige que você use nada na sua orelha

A empresa israelense Noveto anunciou um novo alto-falante que parece saído diretamente de um filme de ficção científica. Trata-se do SoundBeamer 1.0, um aparelho que promete enviar as ondas sonoras diretamente para os ouvidos do usuário – sem a necessidade de qualquer fone conectado no seu ouvido.

14/11/2020 às 18:00
Notícia

Veja belas imagens de migração de pelicanos capturadas por dr...

Vídeo foi gravado na região de Israel, rota de migração de várias espécies aves

Ou seja, a pessoa que está ouvindo música ou um podcast consegue escutar tudo perfeitamente em estéreo ou em virtual surround, como se fosse mágica. Já quem está ao seu redor na sala não ouve absolutamente nada que o alto-falante (ou seria baixo-falante?) está reproduzindo.

Para conseguir isso, o produto usa uma tecnologia chamada sound beaming (irradiação sonora, em tradução livre). Isso é algo que já foi utilizado antes por outras empresas, mas nunca da maneira que a Noveto implementou.

A diferença do SoundBeamer 1.0 é que ele manda ondas ultrassônicas diretamente para os seus ouvidos, mesmo que você esteja se mexendo. Soluções semelhantes só eram capazes de enviar as ondas sonoras numa única direção.

De acordo com os seus criadores, o gadget possui um módulo de sensores 3D. Ao apertar um botão, eles começam a buscar os ouvidos do usuário mais próximo. Os representantes da Noveto prometem que o dispositivo é capaz de criar e manter bolsões de som nas laterais da cabeça do usuário, sem bloquear o resto dos sons do mundo.

"Você não acredita porque ele tem exatamente o mesmo som de um alto-falante, mas nenhuma outra pessoa consegue ouvi-lo. Você está no meio de tudo, ele está acontecendo ao redor de você... e te segue aonde você vai. Então ele é pessoal para você – te segue, e toca o que você deseja dentro da sua cabeça".
- Ayana Wallwater, gerente de produto da Noveto

Continua após a publicidade

O pessoal da agência Associated Press teve acesso a uma demonstração do SoundBeamer 1.0 e relataram que o produto funciona como anunciado. Segundo o repórter, o som 3D dá a sensação de estar bem próximo do seu ouvido, como se estivesse dentro dele – mas também na frente, atrás e acima.

Essa demonstração inclui clipes de cenas da natureza, incluindo cisnes num lago, abelhas zunindo e um riacho correndo.

Via: Robb Report, PC Gamer Fonte: Associated Press
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.