AMD anunciou HPC para supercomputadores mais rápido do mundo
Créditos: Divulgação AMD

AMD anunciou HPC para supercomputadores mais rápido do mundo

A empresa apresentou hoje o novo acelerador AMD Instinct MI100 focado para pesquisa científica

A AMD lançou hoje o seu mais novo acelerador Instinct MI100 focado para a utilização em supercomputadores. O modelo é a primeira placa gráfica do mundo de servidor x86 a superar a barreira de desempenho de 10 teraflops (FP64).

03/10/2020 às 16:50
Notícia

Universidade japonesa implementa supercomputador com mais de ...

Instituto escolheu adotar os processadores da AMD EPYC por apresentarem um melhor custo-desempenho

Segundo a empresa, a MI100 é a GPU HPC mais rápida do mundo e será suportada por novas plataformas de computação acelerada da Dell, Gigabyte, HPE e Supermicro. A AMD garante que a placa de vídeo, combinadas com as CPUs AMD EPYC e o software aberto ROCm 4.0, foi projetada para impulsionar novas descobertas na era exascale

Construída na nova arquitetura AMD CDNA, a placa de vídeo AMD Instinct Ml100 permite uma nova classe de sistemas acelerados para HPC e AI, se tornando o placa perfeita para a computação científica.

O modelo chega em até 11,5 TFLOPS de desempenho FP64 de pico para HPC e até 46,1 TFLOPS de desempenho FP32 Matrix para cargas de machine learning e inteligência artificial.

Conheça os produtos e tecnologias da AMD.


Créditos: AMD

Se comparadas a geração anterior da AMD, a Ml100 pode oferecer um aumento significativo através da nova tecnologia AMD Matrix Core. O novo modelo apresenta um aumento de quase 7x no desempenho de ponto flutuante de pico teórico FP16, para cargas de trabalho de treinamento de IA.

Continua após a publicidade

As empresas estão investindo bastante no futuro através da computação exascale, com a sua nova placa de vídeo a AMD acredita está dando mais um passo para esse futuro.

“Voltado para as cargas de trabalho que importam na computação científica, nosso mais recente acelerador, quando combinado com a plataforma de software aberta AMD ROCm, foi projetado para fornecer a cientistas e pesquisadores uma base superior para seu trabalho em HPC.”
- Afirmou Brad McCredie, VP corporativo de GPU de data center e processamento acelerado da AMD


Créditos: AMD

ROCm 4.0

A AMD também anunciou o aprimoramento do seu software de desenvolvedor ROCm, que é focado para a computação exascale. O programa que é usado por diversos desenvolvedores de software exascale para criar aplicativos de alto desempenhos.

O software foi otimizado para um melhor desempenho em sistemas baseados em Ml100, o ROCm 4.0 atualizou o compilador para ser de código aberto e unificado para suportar OpenMP 5.0 e HIP. 

Além disso o software também teve otimizações visando o desempenho das estruturas PyTorch e Tensorflow com a nova GPU da AMD.

Via: EP&T Fonte: AMD
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.