Veja como usar o Google Tradutor no WhatsApp e conversar em vários idiomas
Créditos: Reprodução/ Gusleig

Veja como usar o Google Tradutor no WhatsApp e conversar em vários idiomas

A ferramenta pode ser usada em conjunto com outros aplicativos para traduzir mensagens

Leitura Rápida

  • Para usar o Tradutor com o WhatsApp ambos os apps precisam estar instalados no smartphone
  • Ative em configurações a sobreposição em outros apps
  • Selecione a mensagem que quer traduzir no WhatsApp
  • Clique em copiar
  • Clique no ícone do Google Tradutor que irá aparecer na tela

O Google Tradutor pode ser muito útil em diversos momentos. O que muita gente não sabe é que o aplicativo para smartphone pode ser combinado com outros apps no Android. Assim, fica mais fácil traduzir e entender diversos idiomas, inclusive no WhatsApp. Conversas podem ser mantidas, mesmo se o usuário não domina o idioma da pessoa que o está contatando. 

Apesar do WhatsApp ter começado como um aplicativo para conversas descontraídas, hoje ele já é ferramenta de trabalho para muitas pessoas. O contato via mensagem é feito de forma mais rápida e prática, e muitas ferramentas ajudam nessa conversa, principalmente para fechar negócios e parcerias. 

O Google Tradutor pode ser usado dentro do WhatsApp

 

Uma das ferramentas disponíveis para usuários de Android é o Google Tradutor. Combinar o WhatsApp com esse recurso de tradução da Google pode ser muito útil.

Primeiramente, é preciso que ambos os aplicativos estejam instalados no seu smartphone. Mas vamos destrinchar esse processo a seguir.


Configurar o Tradutor

Busque na Play Store o app Google Tradutor e o instale normalmente. Assim que instalado, é necessário conceder algumas autorizações para que ele funcione combinado com outros apps. Com ele aberto, clique nas três barras do lado superior esquerdo do aplicativo e entre nas configurações. Depois disso, acione a função de sobreposição com outros aplicativos. Vamos explicar detalhadamente no passo a passo abaixo:

Google Tradutor - Play Store

Continua após a publicidade

Passo 1: abra o app do Google Tradutor.

Passo 2: clique nas três barras do lado superior esquerdo.

Passo 3: clique em configurações.

Passo 4: clique em "Toque para traduzir".

Passo 5: clique em ativar.

Continua após a publicidade

Passo 6: clique em ativar, novamente.

Passo 7: clique em "permitir a sobreposição em outros aplicativos".

Pronto! Pode fechar as telas abertas. Será enviada uma mensagem de que a sobreposição foi ativada. Dependendo da versão do seu sistema operacional, pode ser que algumas palavras estejam diferentes, mas a base é igual para todos os dispositivos. No exemplo, usamos a versão Android 7.0. 


Como usar no WhatsApp

Depois da sobreposição feita, chegou a hora de usá-lo no WhatsApp. O processo também é bastante simples. Basta clicar na mensagem que deseja traduzir e clicar em copiar. Uma aba do Google Tradutor será aberta automaticamente. Quando ela é clicada, uma janela flutuante de tradução é mostrada. 

Para ficar mais fácil, vamos ilustrar novamente com um passo a passo:

Passo 1: Selecione a mensagem que deseja traduzir.

Passo 2: Com a mensagem selecionada, clique no ícone para copiar, indicado pelo retângulo vermelho na imagem abaixo:

Passo 3: Logo quando clicar em copiar, será aberto o ícone do Google Tradutor. O próprio sistema entende que, se o usuário está copiando essa mensagem, irá colar em um app para traduzi-la. Não é necessário fazer nenhum procedimento extra. Caso não funcione da primeira vez, encerre todos os apps e abra novamente, pode ser que a sua alteração não tenha ficado salva. 

Passo 4: clique no ícone do Google Tradutor. Ele irá abrir com a mensagem, traduzindo ela para o seu idioma diretamente. 

Passo 5: você pode digitar uma resposta para essa mensagem diretamente no app, clicando em "Nova tradução". O tradutor já dá a opção de copiar a mensagem traduzida para o idioma desejado. Também é possível fechar, clicando no 'X' na parte superior direita. 

O mesmo processo também pode ser feito em outros aplicativos, além do próprio WhatsApp. Até mesmo em sites, para ler livros, documentos e outros arquivos. Todos os aplicativos podem ser usado com a sobreposição, não necessariamente apenas o WhatsApp. 


Línguas disponíveis

07/11/2020 às 18:00
Artigo

Veja dicas e truques para manter o seu WhatsApp seguro e long...

Os brasileiros são um dos principais alvos de hackers no mensageiro

No exemplo usamos o inglês, mas é possível fazer a tradução para todas as línguas disponíveis no Google Tradutor. Quando o aplicativo é instalado, o próprio Google questiona quais serão os idiomas mais usadas para a tradução. O usuário pode configurar a sua preferência nesse momento.

Outra funcionalidade bastante útil é o fato do próprio Google Tradutor identificar qual a língua que está sendo falada. Não é necessário buscar manualmente qual é o idioma que quer traduzir. Isso acontece independente se ele foi marcado como preferência, ou não. 

No exemplo acima usamos o Italiano, mas pode ser aplicado para qualquer outro idioma disponível no Google Tradutor. Não precisamos fazer nenhuma alteração, o próprio sistema identificou, assim como fez com o Inglês, usando o mesmo tutorial mostrado. 

Gostou da dica? Conseguiu reproduzir o tutorial em seu smartphone? Deixe as suas contribuições nos comentários abaixo!

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.