Veja o assustador lobo-robô japonês feito para espantar ursos
Créditos: CNN

Veja o assustador lobo-robô japonês feito para espantar ursos

A cidade de Takikawa, no Japão, construiu um "espantalho" para ursos em forma de lobo

Não, a imagem de chamada não é de uma decoração de Halloween que alguém esqueceu de guardar. Este robô, chamado de “Monster Wolf”, é na verdade uma barreira eletrônica para ursos. A cidade de Takikawa, no Japão, implantou esses lobos-robôs para evitar ataques de ursos.
 
Os ataques de ursos têm configurado um grande problema em Takikawa: 157 pessoas foram atacadas por ursos em 2019. Mas desde que os “Monster Wolfs” foram instalados, nenhum ataque ocorreu, conforme relata o jornal The Guardian.

Os recentes ataques de ursos negros são provavelmente devido à falta de nozes de carvalho (também chamadas de bolotas) no deserto japonês, de acordo com conservacionistas. 

 

Os ursos dependem das bolotas como parte de sua dieta pré-hibernação e, sem a noz de alto teor calórico, eles começaram a se aproximar das cidades em busca de comida. O desmatamento e o crescimento das cidades reduziram a barreira entre os lares de ursos e humanos. Isso leva a mais contato urso com humano, gerando ataques.
 
Então, obviamente, os lobos-robôs são a resposta decididamente mais adequada para esse problema. Confira o vídeo a seguir, publicado pelo NHK News, um veículo jornalístico do Japão:

 

Os lobos assustam os ursos da mesma maneira que as crianças são instruídas a fazer nos acampamentos de verão: eles se movem e fazem barulho.

Continua após a publicidade

Eles também são robóticos e sem vida (para a felicidade dos moradores), produzindo uma característica mais assustadora para ursos apropriada à história dos lobos da vida real em que esses robôs são baseados. 

06/11/2020 às 18:30
Notícia

Samsung lança no Brasil robô doméstico que esfrega o chão da ...

Modelo Jetbot Mop VR6000 já está à venda no site da marca pelo preço sugerido de R$ 2.899

 

Ursos negros e lobos costumavam compartilhar as regiões central e norte do Japão, mas os lobos foram levados à extinção pela caça e competição de recursos. De certa forma, os lobos-robôs são seus fantasmas modernos. 

Eles são eficazes em lidar com o atual problema dos ursos no Japão, mas esses “lobos” também podem ser um presságio de um possível futuro para os ursos negros se uma solução melhor não for encontrada.

 

Fonte: The Verge
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.