A Samsung anunciou oficialmente hoje durante um evento na China o seu mais novo chip para smartphones, o Samsung Exynos 1080. O novo chip chegará ao mercado primeiro em um smartphone da empresa chinesa Vivo, que deve ser lançado possivelmente no início de 2021.
Samsung confirma que Exynos 1080 tem desempenho superior ao S...
O SoC deve chegar ao mercado ainda em 2020, com o smartphone VIVO X60
De acordo com a Samsung, o novo chip foi produzido com o processo de fabricação EUV FinFET de 5nm. Este processo permitirá que a empresa continue a desenvolver chips menores e mais eficientes, o que também deve resultar em smartphones mais finos e com baterias de longa duração.
O Samsung Exynos 1080 possui oito núcleos configurados em um layout 1+3+4 – um núcleo Cortex-A78 com clock de até 2,8GHz, três núcleos Cortex-A78 com clock de até 2,6GHz e quatro núcleos Cortex-A55 com clock de até 2GHz. Ele também traz uma GPU Mali-G78 MP10. Informações recentes também indicam que o novo chip da Samsung tem um desempenho bem superior ao do Snapdragon 865+.
Reprodução/Samsung
O modem 5G integrado no novo chip da Samsung oferece suporte para redes baseadas nos padrões Sub-6GHz e mmWave, podendo atingir velocidades de download/upload de até 5,1Gbps/1,28Gbps e 3,67Gbps/3,67Gbps, respectivamente. O chip também oferece suporte para Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, rádio FM e para serviços de localização GPS, GLONASS, BeiDou e Galileo.
A GPU do Exynos 1080 suporta smartphones com telas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de até 144Hz e com telas com resolução WQHD+ e taxa de atualização de até 90Hz. A GPU também oferece suporte para smartphones com telas certificadas para HDR10+.
Reprodução/Samsung
Para fotos, o Samsung Exynos 1080 suporta configurações com uma câmera de até 200MP ou configurações com duas câmeras de 32MP. Já para vídeos ele suporta a gravação de conteúdo em 4K a 60fps com os codecs H.265 (HEVC), H.264, VP8 e VP9. A gravação de conteúdo em HDR10+ também é suportada para os codecs H.265 e VP9.
Outro detalhe é que cada vez que o usuário for tirar uma foto, os recursos de IA do novo chip poderão detectar automaticamente objetos e cenários automaticamente para que o processador de sinal de imagem produza a imagem com o melhor resultado possível. O suporte para resoluções de até 200MP e até seis sensores de câmera individuais permitirá que smartphones com o Exynos 1080 capturem imagens com alta qualidade de praticamente qualquer cenário.
Reprodução/Samsung
Outros recursos suportados pelo novo chip da Samsung para smartphones incluem memória RAM LPDDR5 e LPDDR4x, e armazenamento baseado no padrão UFS (Universal Flash Storage) 3.1, que atualmente é o tipo de armazenamento mais rápido mais rápido para smartphones.
Reprodução/Samsung