Intel anuncia sua nova GPU para servidores
Créditos: Divulgação/Intel

Intel anuncia sua nova GPU para servidores

Batizada simplesmente como Intel Server GPU, ela vem em uma placa dedicada XG310 produzida pela H3C

A Intel anunciou hoje sua nova GPU para servidores batizada simplesmente como Intel Server GPU. Baseada na arquitetura Intel Xe, ela vem em uma placa dedicada produzida por sua parceira H3C chamada XG310 que reúne quatro GPUs em um só produto. Diferente dos casos de uso tradicionais para GPUs para servidores, como aceleração de aprendizado de máquina, esta placa dedicada faz as quatro GPUs trabalharem em conjunto para processar jogos em nuvem do Android e transcodificar e codificar cargas de trabalho para streaming de vídeo em tempo real.

23/06/2020 às 20:26
Notícia

Nvidia lança GPU A100 com PCIe 4.0 destinada para servidores

Hardware é baseado na arquitetura Ampere para a aceleração de IA e computação científica

A nova GPU da Intel para servidores chega para substituir a solução Visual Compute Accelerator (VCA) que usava três processadores Xeon E3 e seu processador gráfico integrado Iris para tarefas similares. A placa dedicada XG310 produzida pela H3C possui interface PCI Express 3.0 x16 e traz um conector de energia com oito pinos. A Intel recomenda o uso de quatro placas por servidor como configuração ideal.

A placa dedicada XG310 equipada com as quatro GPUs suporta 8GB de memória LPDDR4 com interface 128 bits e frequência de 2.133MHz por GPU para um total de 32GB e possui TDP de 150W. Sobre a GPU em si, a Intel diz que ela é produzida com o processo de fabricação SuperFin de 10nm e pode operar com frequências de até 1,1GHz. A GPU também vem com suporte para Shader Model 6.5, OpenGL 4.1, 16MB de cache L3 e possui TDP de 23W.

Intel anuncia sua nova GPU para servidores
Placa XG310 produzida pela H3C
(Divulgação/Intel)

A GPU suporta codificação/decodificação acelerada por hardware de conteúdo baseados nos codecs H.264 (AVC), H.265 (HEVC), MPEG2 e VP9. Ela também suporta decodificação acelerada por hardware de conteúdo baseado no codec AV1. A pilha de software aberto da Intel para a GPU inclui drivers, APIs e ferramentas para desenvolvedores como o Intel Media SDK, um plugin FFmpeg e a biblioteca Mesa 3D Graphics Library.



Divulgação/Intel

Com relação ao desempenho da Intel Server GPU, a empresa disse que a placa dedicada H3C XG310 qual as quatro GPUs pode suportar até 100 usuários simultâneos em um servidor com duas placas ou até 160 usuários simultâneos dependendo do jogo. Sobre a disponibilidade, a nova Intel Server GPU já começou a ser enviada para os parceiros da empresa.

Continua após a publicidade

Além da nova GPU, a Intel também anunciou o lançamento da versão 1.0 do kit Intel OneAPI e confirmou que ele estará disponível a partir de dezembro parta os desenvolvedores. OneAPI é um modelo de programação de arquitetura cruzada projetado para simplificar a programação entre GPU, CPU, FPGA e aceleradores de IA, que funciona com hardware Intel e de outros fornecedores. 

O kit OneAPI fornece bibliotecas unificadas e estará dispo nível gratuitamente através do portal Intel DevCloud. A empresa também oferecerá versões comerciais que contarão com suporte e consultoria dos engenheiros da empresa.
 

Via: Tom's Hardware Fonte: Intel
User img

Fabio Rosolen

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.