Intel começa a distribuir o primeiro adaptador para Wi-Fi 6E, o Intel AX210
Créditos: Intel

Intel começa a distribuir o primeiro adaptador para Wi-Fi 6E, o Intel AX210

Enquanto o Wi-Fi 6 mal se popularizou, empresas já se preparam para próxima versão

A Intel já começou o envio dos primeiros adaptadores para Wi-Fi 6E do mundo. Os componentes, chamados Intel Wi-Fi 6E AX210, ainda não tiveram uma estreia oficial, com um evento de lançamento ou coisa do tipo, mas já estão sendo vendidos a partir da China pela Newegg, uma das maiores lojas de eletrônicos do mundo.

O Wi-Fi 6 ainda está avançando em seu processo de popularização e não é a rede mais usada no mundo. O Wi-Fi 6E, então, ainda não tem nenhum produto finalizado completamente compatível com a tecnologia.

23/04/2020 às 16:05
Notícia

FCC ratifica padrão de internet sem fio Wi-Fi 6E nos EUA

Nova geração de conexões vai utilizar banda de rádio de 6GHz

A principal diferença entre o Wi-Fi 6 e o 6E é a compatibilidade com a banda de 6GHz, que pode ter um impacto na velocidade de seus dispositivos, mas talvez não como você imagina.

Na verdade, ambas versões da rede sem fio comportam até 9.6Gbps na velocidade máxima de transferência de dados. Isso significa que tanto o Wi-Fi 6 como o Wi-Fi 6E oferecem virtualmente a mesma velocidade. Pra que, então, uma nova versão?

Conforme os dispositivos conectados ficam cada vez mais variados e abundantes na rede sem fio, eles começam a sobrecarregar a banda de transmissão de informações. O Wi-Fi 6 opera nas bandas de 2.4GHz e de 5GHz, enquanto a geração Wi-FI 6E também funciona nessas duas, mais a de 6GHz. Assim, novos usuários podem usar a banda de 6GHz menos congestionada, o que pode resultar numa experiência mais satisfatória de navegação, além de não afogar ainda mais as bandas já muito usadas.

O problema, no entanto, é que não dá pra usar o Wi-Fi 6E mesmo comprando esse novo adaptador da Intel. Isso porque não há nenhum smartphone, notebook ou computador compatível com a tecnologia ainda. E o único roteador que se sabe até agora que usa Wi-Fi 6E é o ROG Rapture GT-AXE11000, da Asus.

Continua após a publicidade

Claro que toda nova geração de uma tecnologia tem que começar em algum lugar, mas os early adopters que correrem para encomendar um Intel AX210 ainda vão levar um tempo para aproveitar toda a capacidade trazida pelo Wi-Fi 6E. Isso explicaria porque a Intel não se apressou em fazer um grande anúncio de lançamento para os componentes, conforme espera mais produtos compatíveis para aproveitar melhor a tecnologia.

Fonte: PC Gamer
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.