A Apple anunciou ontem (10) uma série de novidades para o hardware de seus futuros computadores, mas também trouxe informações sobre software. A empresa confirmou que o macOS Big Sur, apresentado em junho, finamente será lançado nesta quinta-feira, 12 de novembro.
A empresa resolveu liberar o sistema operacional nesta semana para acompanhar os novos Macs que chegam em breve. No evento de ontem, a empresa apresentou o novo MacBook Air, o MacBook Pro e o Mac Mini, que já estão em pré-venda e chegam na semana que vem ao mercado.
Apple apresenta sua linha de computadores equipados com o pro...
Novo SoC marca a estreia dos núcleos ARM em vez de Intel em nova parceria da Apple
O macOS Big Sur é a primeira versão do sistema operacional da Maçã que chega otimizado para o Apple Silicon. A arquitetura baseada em ARM é utilizada no chip M1, que está presente nos novos computadores apresentados pela companhia.
Similaridades com iOS
Além de trazer suporte para os processadores próprios da Apple o macOS Big Sur conta com algumas mudanças visuais. A nova interface traz similaridades com o iOS e iPadOS, visando trazer mais integração entre as plataformas.
O novo sistema operacional conta com uma nova Central de Controle, que traz mais personalização e um sistema similar aos widgets do iOS 14. Os aplicativos da Apple também receberam aprimoramentos que seguem os padrões vistos nos iPhones.
(Imagem: Apple)
A nova versão do macOS já estava sendo distribuída em beta para adaptar os desenvolvedores para as novidades trazidas com o Apple Silicon. O Big Sur traz ferramentas para auxiliar as empresas na transição para os novos processadores, incluindo apps universais, que rodam no chip M1 e em CPUs Intel, e um sistema de emulação.
Além de estar disponível nos computadores com Apple Silicon no lançamento, o macOS Big Sur estará disponível como atualização gratuita para os seguintes computadores compatíveis com a nova edição.
- MacBook 2015 e posterior;
- MacBook Air 2013 e posterior;
- MacBook Pro 2013 e posterior;
- Mac mini 2014 e posterior;
- iMac 2014 e posterior;
- iMac Pro 2017 e posterior;
- Mac Pro 2013 e posterior.