A Microsoft anunciou que a versão mais recente do .NET já está disponível, com o número da versão sendo 5.0. Este lançamento é uma atualização importante para a plataforma, e a Microsoft já o tem usado internamente para vários fins, incluindo a execução do site .NET no .NET 5.0 desde o lançamento da primeira visualização, com o Bing também usando a nova plataforma.
Surpreendentemente, o cronograma para este lançamento foi adiado em maio do ano passado, e a Microsoft realmente conseguiu cumpri-lo. Este lançamento é o primeiro de dois que colocam um grande foco na unificação do .NET.
Com esta versão, a Microsoft deseja que os desenvolvedores do .NET Framework migrem seus códigos e aplicativos para o .NET 5.0, e algumas das bases foram estabelecidas para os desenvolvedores do Xamarin fazerem a transição para a nova plataforma unificada quando o .NET 6.0 for lançado no próximo ano.
O objetivo é que todos os componentes .NET sejam unificados em um único produto, onde os usuários podem escolher quais partes do .NET desejam usar, em vez de baixar e instalar tudo separadamente.
Microsoft Developers Blog/Reprodução
Além disso, o .NET 5.0 traz uma tonelada de melhorias para a tabela, e a Microsoft destacou algumas das mudanças mais notáveis, incluindo algumas melhorias de desempenho, que a Microsoft explorou anteriormente aqui . Aqui estão todos os destaques deste lançamento:
- .NET 5.0 já foi testado em batalha por ser hospedado por meses em dot.net e Bing.com
- O desempenho é bastante aprimorado em muitos componentes e é descrito em detalhes em Melhorias de desempenho no .NET 5.0, Desempenho do Arm64 no .NET 5.0 e gRPC
- C # 9 e F # 5 oferecem novos aprimoramentos de linguagem, como programas e registros de nível superior para C # 9, enquanto F # 5 oferece programação interativa e um aumento de desempenho para programação funcional em .NET
- As bibliotecas .NET têm desempenho aprimorado para serialização Json, expressões regulares e HTTP (HTTP 1.1, HTTP / 2). Eles também estão agora completamente anotados para nulidade
- A latência do P95 caiu devido a refinamentos no GC, compilação em camadas e outras áreas
- As opções de implantação de aplicativo são melhores, com publicação de aplicativo cliente ClickOnce, aplicativos de arquivo único, tamanho de imagem de contêiner reduzido e adição de imagens de contêiner Server Core
- Escopo da plataforma expandido com Windows Arm64 e WebAssembly
Uma mudança digna de nota é que os aplicativos .NET 5.0 podem ser executados nativamente em dispositivos Windows ARM64, removendo algumas barreiras de desempenho que vieram da emulação.
No entanto, os componentes do Windows Desktop não estão disponíveis para dispositivos ARM64 nesta versão - que está planejada para uma atualização de serviço para .NET 5.0. Se quiser se aprofundar nas mudanças nesta versão, leia a postagem completa do blog da Microsoft. As notas de lançamento completas podem ser encontradas aqui.
Serviço de streaming de games GeForce Now já está disponível ...
Ele está funcionando oficialmente apenas na Coreia do Sul, mas é possível baixar o APK
O .NET 5.0 está disponível para download agora e você pode obtê-lo de várias maneiras, dependendo da plataforma de sua preferência: instaladores e binários aqui , imagens de contêiner aqui e pacotes Linux aqui.
Você precisará ter o Visual Studio 16.8 no Windows ou a versão mais recente no macOS para usar o .NET 5.0 com ele. No futuro, a Microsoft planeja lançar uma nova versão importante do .NET todos os anos em novembro.
Fonte: Neowin