Primeiro beta para o Harmony OS da Huawei pode chegar no dia 18 de dezembro
Créditos: PhoneAndroid

Primeiro beta para o Harmony OS da Huawei pode chegar no dia 18 de dezembro

Sistema operacional mobile próprio da fabricante chinesa poderá ser testado em breve

A Huawei está se preparando para disponibilizar a primeira versão para testes de seu sistema operacional Harmony OS em breve. A informação vem do próprio líder do departamento de software da empresa, Wang Chenglu, que afirma que o primeiro beta do Harmony OS chega aos desenvolvedores no dia 18 de dezembro.

Ainda de acordo com informações de Wang, as primeiras unidades de celulares com o sistema para demonstração também não estão distantes de serem lançadas. Ele afirma que os smartphones devem ficar disponíveis por janeiro ou fevereiro de 2021.

05/10/2020 às 15:44
Notícia

HarmonyOS 2.0 deve ser lançado para Mate 40 e depois para P40...

A Huawei confirmou que alguns smartphones EMUI 11 terão suporte para HarmonyOS 2.0

As declarações do executivo vêm de um post dele na rede social chinesa Weibo, onde ele afirma também que o desenvolvimento do Harmony OS caminha conforme os planos. Wang diz que todos os funcionários da Huawei estão trabalhando na construção de um novo ecossistema em torno do Harmony, para poder oferecer um sistema operacional completo e uma alternativa que seja realmente interessante em relação ao Android, da Google. 

O beta que será disponibilizado em 18 de dezembro é mais voltado para desenvolvedores criarem aplicativos e testarem compatibilidade com o Harmony OS. O executivo tem planos para um beta público também, que será disponibilizado para quem quiser testar, mas esse está mais distante, sendo previsto apenas para abril de 2021. Wang diz que aproximadamente 90% dos celulares da Huawei estão preparados para receber o Harmony OS.

A Huawei intensificou seu investimento no desenvolvimento de um sistema operacional próprio depois do governo dos EUA, na gestão de Donald Trump, começar a pressionar fortemente suas empresas contra a aquisição de produtos da China, inclusive impondo barreiras regulatória contra a importação de produtos e contratos de parcerias. Isso fez com que a fabricante chinesa ficasse numa situação em que talvez não poderia mais usar o sistema Android, da Google, em seus smartphones.

Agora os EUA parecem se encaminhar para um novo governo, de Joe Biden como representante dos democratas, o que deve resultar em algumas mudanças drásticas em diversas das políticas econômicas do país. Ainda assim, para a Huawei que já começou seu investimento no Harmony OS, talvez seja mais interessante manter o pé no acelerador e diminuir sua dependência de uma empresa norte-americana como a Google.

Fonte: GSMArena
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.