Polícia Federal identifica autor do ataque hacker ao STJ
Créditos: Reprodução/ Cointimes

Polícia Federal identifica autor do ataque hacker ao STJ

Jair Bolsonaro confirmou a informação durante a sua live de assuntos da semana

Leitura Rápida

  • O presidente Jair Bolsonaro afirmou durante sua live que o autor do ataque hacker foi identificado
  • Ele apenas afirmou que a PF conseguiu encontrar o autor do maior ataque digital a um órgão público do Brasil
  • Não houve mais informações sobre quem é o responsável e nem como está a relação para o resgate dos dados

O presidente Jair Bolsonaro se declarou oficialmente sobre o ataque hacker à base de dados do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Ele falou sobre o assunto durante a sua tradicional Live para tratar dos assuntos da semana. Segundo Bolsonaro, o autor da ação já foi identificado pela Polícia Federal. Nenhuma informação adicional sobre o responsável foi revelada. 

05/11/2020 às 15:56
Notícia

STJ é alvo de grande ataque hacker e sistema pode ter sido cr...

Site do Tribunal está fora do ar e processos foram adiados

Toda a base de dados do STJ foi bloqueada, pelo maior ataque hacker a um órgão público brasileiro de todos os tempos. Todos os processos em andamento foram bloqueados e criptografados, bem como os e-mails dos funcionários. Isso ocorreu na última terça-feira, dia 3 de novembro. Para mais informações sobre o acontecimento você pode acessar esta notícia.

O pronunciamento do presidente foi breve e não deu muitas informações sobre a investigação. Você pode conferir tudo que Bolsonaro afirmou abaixo:

Logo em seguida, ele confirma com o seu assessor se o hacker realmente já foi descoberto. A informação é reafirmada. Bolsonaro comenta ainda que "Hackearam e não conseguiram ficar duas horas escondido", em tom de brincadeira. Não houve nenhuma confirmação de quem é o autor e também não foi confirmada como está as relações entre a PF e o hacker. 

Para quem quiser acompanhar o pronunciamento do presidente na íntegra, basta avançar a Live feita na última quinta-feira, dia 5 de novembro, ao minuto 38. O vídeo está logo abaixo:

Continua após a publicidade

O STJ precisou parar os trabalhos por cinco dias, devido ao fato de todos os seus arquivos estarem inacessíveis. Uma série de programadores foram contatados para conseguir recuperar a base de dados, mas ainda não haviam conseguido grandes avanços. Com o autor identificado, é esperado que os trabalhos voltem ao normal a partir da próxima semana.

Via: Crusoé, OGlobo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.