STJ é alvo de grande ataque hacker e sistema pode ter sido criptografado
Créditos: Reprodução/Google

STJ é alvo de grande ataque hacker e sistema pode ter sido criptografado

Site do Tribunal está fora do ar e processos foram adiados

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) está passando pelo pior ataque hacker da história a um órgão do Estado no Brasil. Hackers teriam invadido o sistema interno do Tribunal e criptografado toda a base de dados da instituição, incluindo e-mails e processos (até mesmo os backups), segundo fontes internas relacionadas ao site O Bastidor. Por conta do ataque, o site do STJ está fora do ar e vários processos tiveram que ser interrompidos e adiados. A Polícia Federal está investigando o caso.

STJ - Site Oficial

 Esse é o ataque digital mais grave a um órgão do Estado da história do país

De acordo com um relatório obtido pela TV Globo, os técnicos do STJ notaram uma falha interna e chegaram à conclusão de que o sistema de informática da Corte havia sido alvo de hackes nessa última terça-feira (3). A invasão dos cibercriminosos resultou num pedido de investigação da Polícia Federal realizado pelo presidente do tribunal, ministro Humberto Martins. As atividades do Tribunal estão suspensas até o dia 9 de novembro, funcionando apenas o regime de plantão.

Além de (supostamente) criptografar todos os dados e sistemas do STJ, os hackers também bloquearam o acesso às caixas de e-mail de ministros da corte, segundo o portal O Bastidor, que tem acesso a uma fonte relacionada diretamente ao ataque. O site também diz que o Tribunal está contando com peritos e empresas terceirizadas para resolver o caso. 

O site do STJ ainda não está funcionando normalmente, mas ao acessá-lo, é possível ler instruções sobre as medidas preventivas em relação ao ataque e como os casos serão continuados. A página explica que certas ocorrências e pedidos terão tratamento de urgência, incluindo habeas corpus, mandados e suspensões. 

Fonte: G1, O Bastidor
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.