Xiaomi apresenta a primeira câmera telescópica retrátil em smartphones do mundo
Créditos: Reprodução/ @Xiao1u

Xiaomi apresenta a primeira câmera telescópica retrátil em smartphones do mundo

A câmera aumenta a entrada de luz em 300% e a qualidade das fotos em 20%

Leitura Rápida

  • A Xiaomi revelou durante a Conferência de Desenvolvedores Mi (MiDC) que está trabalhando em uma câmera telescópica retrátil para smartphones
  • A empresa mostrou que a entrada de luz aumenta em até 300%, aumentando a qualidade em até 20%
  • Ela também apresenta sistema anti-vibração, para melhorar a nitidez
  • Ainda não se sabe em qual smartphone ela vai estar presente e nem quando vai começar a ser integrada em dispositivos

A Xiaomi revelou durante a Conferência de Desenvolvedores Mi (MiDC) que está trabalhando em uma câmera telescópica retrátil. O objetivo é aumentar a entrada de luz em até 300%, tornando as fotos mais nítidas. Ainda não se sabe qual será o smartphone equipado com essa solução e nem quando ela vai chegar ao mercado.

A inspiração das lentes apresentadas são em câmeras profissionais do mercado. De acordo com Zeng Xuezhong, vice-presidente do Xiaomi Group e presidente do departamento de telefonia móvel, essas lentes possuem dois principais benefícios. O primeiro são fotos mais nítidas e o segundo é tecnologia anti-vibração que oferece melhor estabilidade de imagem.

Para explicar um pouco melhor, as lentes das câmeras captam as fotos através da luz. Quanto maior a abertura, mais luminosidade irá adentrar no sensor e mais nítidas ficarão as fotos (dentro de um limite, muita luz também prejudica). Por essa razão que fotos noturnas, quando a iluminação é muito baixa, há pouca riqueza de detalhes, mesmo em câmeras muito boas. 

Com esse mecanismo, a Xiaomi promete que consegue aumentar a entrada de luz em 300%, comparado com os modelos tradicionais usados atualmente. Isso faz com que, de modo geral, aconteça um aumento de 20% na qualidade das imagens. Isso torna as fotos mais nítidas, com mais detalhes e, mais perto de qualidades profissionais. 

Pensando que poderia haver ruídos, devido a trepidações que as lentes poderiam ter, a Xiaomi já está propondo um sistema anti-vibração. Esse é outro benefício da lente, que contribui para a qualidade das imagens. Como ela fica saliente, pequenas movimentações no aparelho poderiam prejudicar a imagem. É isso que o sistema de estabilidade pretende evitar.  

A câmera ficará acoplada na parte de trás do smartphone, ficando recolhida na maior parte do tempo. Ela só será acionada quando o usuário abrir o aplicativo de câmera. Assim que o app for fechado, a lente volta a ficar na parte de dentro do dispositivo, evitando problemas. Segundo a apresentação, esse processo acontece de forma muito rápida e precisa.

Continua após a publicidade

Como é possível ver, há apenas uma lente. Ainda não é possível saber se a empresa irá ajustar várias angulações de lentes em apenas uma, ou se irá adotar apenas uma opção. Hoje, a maioria dos smartphones topo de linha contam com três, ou mais, opções de câmeras traseiras, geralmente grande angular, ou ultra grande angular, macro e telephoto. 

Como é uma tecnologia inédita em smartphones, ela ainda está em seus estágios de desenvolvimento. Na apresentação, a Xiaomi apenas apresenta a novidade, mas não há menção sobre em qual dispositivo ela será instalada. É muito provável que seja nos aparelhos Mi topo de linha, que possuem as melhores especificações da empresa. Não é esperado que ela já esteja na próxima geração. 

Via: GizmoChina
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.