Pesquisador afirma que taxa de falhas dos satélites Starlink caiu para apenas 0,2%
Créditos: Webitcoin

Pesquisador afirma que taxa de falhas dos satélites Starlink caiu para apenas 0,2%

SpaceX pode ter reduzido drasticamente os problemas de sua internet espacial

A SpaceX pode estar conseguindo reduzir a taxa de falhas nos satélites que lança diariamente para a órbita baixa da Terra (LEO). As informações vêm de Jonathan McDowell, astrônomo de Harvard que acompanha de perto os progressos do Starlink, a iniciativa da empresa de Elon Musk para tentar tentar oferecer cobertura de internet no mundo todo via satélites.

Para alcançar um projeto tão ambicioso, a SpaceX tem lançado centenas e mais centenas de satélites que ficarão orbitando nosso planeta e oferecendo o sinal de internet ao redor do globo. Com uma frequência tão intensa de lançamentos diários, as falhas não são incomuns, com satélites deixando de funcionar ou caindo mesmo de órbita. Mas, segundo dados preliminares de McDowell - relatados pelo WCCFTech - a proporção desses números estaria melhorando.

O site afirma que, dos 413 satélites enviados à órbita nos últimos sete lançamentos da SpaceX, apenas um falhou até agora. Isso representa uma taxa de falhas de apenas 0,2%, um número consideravelmente menor que a taxa que tínhamos antes.

Ainda citando dados de McDowell, a taxa de falha entre os meses de novembro de 2019 a junho de 2020 foi de aproximadamente 3%, para um total de 420 satélites lançados. Não é um número grande, mas é mais de dez vezes maior que a taxa atual de 0,2% dos últimos lançamentos.

Mas os dados ainda são preliminares. Os últimos satélites acabam de ser lançados e eles precisam ficar mais tempo em órbita para podermos fazer uma comparação realmente justa. Muitos dos últimos 180 satélites lançados em outubro ainda nem completaram a inserção na órbita, então os dados serão mais concretos quando esse pacote mais recente se integrar realmente à rede Starlink.

12/05/2020 às 09:38
Notícia

Satélites Starlink ficam visíveis do Brasil e pessoas se assu...

Frota espacial de Elon Musk poderá ser avistada mais vezes nos próximos dias; veja quando

As falhas dos satélites da rede Starlink não são problemáticas apenas para as finanças da SpaceX, mas geram preocupação com o caso de alguns deles caírem, já que eles estão na órbita baixa da Terra e podem causar algum acidente.

Continua após a publicidade

Temos um grande volume de satélites sendo lançados, com a SpaceX tendo afirmado que está fabricando cerca de 120 novos satélites por mês.

Via: WCCFTech Fonte: Twitter
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.