IAs saberão quando o usuário falar diretamente com os alto-falantes inteligentes
Créditos: Foto por Kevin Bhagat

IAs saberão quando o usuário falar diretamente com os alto-falantes inteligentes

Nova tecnologia detecta a direção da fala para saber quando o usuário está usando o dispositivo

Alto-falantes inteligentes estão cada vez mais sendo utilizadas no dia a dia das pessoas. Porém todos os modelos de dispositivos contam com o mesmo problema, ter que chamar as assistentes pessoais dos dispositivos através das “wake words”. Agora uma nova tecnologia está sendo desenvolvida para aposentar de vez as frases como “Ok, Google.” e detectar automaticamente quando o usuário quer pedir algo ao dispositivo.

Pesquisadores da Carnegie Mellon University, na Pennsylvania, desenvolveram um modelo de machine learning que estima a direção de onde está vindo a voz do usuário, indicando a intenção da pessoa sem a necessidade dessas “palavras para acordar”. 

25/10/2020 às 23:12
Notícia

Alto-falante inteligente Huawei Sound entra em pré-venda por ...

Fabricante promete que produto é menor e mais potente que o seu próprio Sound X

O sistema reconhece que o primeiro som falado, mais alto e mais claro, é sempre o usado diretamente para determinar o assunto e desejo. Assim qualquer outro coisa é mais silenciosa, atrasada e abafada. Assim a IA pode presumir se o usuário quer utilizar seu alto-falante inteligente.

Nesse modelo proposto pelos pesquisadores a IA também está ciente que as frequências da fala humana varia dependendo da direção em que a pessoa está olhando, sabendo que as frequências mais baixas tendem a ser omnidirecionais.

Conheça o Google Nest Mini.

Segundo os pesquisadores esse método é uma alternativa “leve”, sendo apenas uma solução por software, eles afirmam que também não será necessário mandar os áudios para a nuvem.

Continua após a publicidade

Porém pode demorar um pouco até que seja solução seja empregada em caixinhas de com inteligente. A equipe de pesquisadores acabaram de lançar os códigos e dados do projeto publicamente, para ajudar outros a desenvolverem seus projetos.

Mas a utilização dessa nova tecnologia é bastante promissora e facilmente é capaz de imaginar onde ela pode levar. Esse pode ser o primeiro modelo de IAs como as de Star Trek, onde as inteligentes artificiais sabem exatamente quando estamos falando com elas.

Com isso será possível apenas falar “toque Toto - Africa” que o alto-falante automaticamente tocará a música, sem precisar ter falado com ele previamente ou ter usado as palavras de ativação, como o “Ok, Google!”. 

Fonte: Engadget
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.