Google planeja usar o codec AV1 no Google Stadia e em outros produtos
Créditos: Reprodução/NVIDIA

Google planeja usar o codec AV1 no Google Stadia e em outros produtos

Uso do codec desenvolvido pela Alliance for Open Media deve ajudar a reduzir o uso de dados

Desenvolvido pela Alliance for Open Media como uma alternativa livre de royalties ao codec de vídeo H.264, o codec AOMedia Video 1 (AV1) promete compressão 30% melhor que o VP9 da Google e cerca de 50% melhor que o H.264 sem comprometer muito a qualidade de vídeo.

11/10/2020 às 11:33
Notícia

Windows 10: a Microsoft está trabalhando no suporte de GPU pa...

O formato lançado em 2018 possui compressão 50% melhor do que o H.264 e 20% melhor do que o VP9

O codec de vídeo AV1 já foi adotado por diversas plataformas e serviços, como Netflix, Vimeo, YouTube, Android, Facebook e Google Chrome. A Microsoft também confirmou recentemente que já está trabalhando para implantar o suporte para decodificação de vídeo em AV1 acelerada por GPU no Windows 10.

Por causa dos bons resultados do novo codec vídeo, Matt Frost, da Google, revelou recentemente em um painel de discussão do IBC com foco no uso comercial do AV1 que a empresa implantará em breve o suporte para o novo codec no serviço de streaming de jogos Google Stadia e em outros produtos e serviços como Google Fotos, Google Meet e Google TV.

Frost reforçou durante o painel que o suporte para o codec AV1 já foi implantado em diversos produtos e serviços da Google e que a empresa está planejando implantá-lo “em toda sua linha de produtos e serviços de áudio e vídeo” e a imagem acima com o logo do Google Stadia e de outros produtos foi exibida. Ele não mencionou muitos detalhes específicos sobre isso, mas a implantação do codec AV1 no Google Stadia pode reduzir significantemente o uso de dados pelo serviço.

Google planeja usar o codec AV1 no Google Stadia e em outros produtos
AV1 foi desenvolvido pela Alliance for Open Media como uma
alternativa livre de royalties ao codec de vídeo H.264
(Reprodução/Alliance for Open Media)

Continua após a publicidade

Além de Matt Frost, o painel de discussão também contou com a participação de empresas como Intel, Amazon, Netflix, Facebook e Tencent. Os representantes destas empresas também falaram sobre seus planos para implantação do codec AV1 em seus produtos e serviços. Interessados em conferir o painel podem acessar este link, mas é necessário se registrar gratuitamente.

Fonte: XDA Developers
User img

Fabio Rosolen

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.