Huawei pode estar construindo fábrica para produção própria de chips
Créditos: Reprodução/ GSM Arena

Huawei pode estar construindo fábrica para produção própria de chips

Novo relatório indica que a chinesa está investindo em fábricas para produzir seus SoCs

Leitura Rápida

  • Novo relatório indica que a Huawei pode construir uma fábrica para seus chips
  • A empresa está impedida de continuar a parceria com TSMC
  • Os chips começariam do zero, e levariam anos até chegar aos smartphones
  • As primeiras unidades devem ser usadas em unidades e estações 5G

De acordo com um relatório do Financial Times, a Huawei está se preparando para a construção de uma fábrica própria, para produção de seus chips. A chinesa produzia seus próprios processadores - que eram desenvolvidos por ela mesma e fabricados pela TSMC -, mas estão restritos atualmente. Parece que uma nova unidade pode solucionar esse problema. É possível que ainda leve algum tempo para a produção própria da companhia.

Relatório Financial Times

Para começar, é necessário lembrar que o atual governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, está restringindo a relação comercial da Huawei com empresas do país. Isso prejudicou a empresa em diversos fatores, inclusive na fabricação de seus chips. Os últimos Kirin 9000 anunciados foram os últimos chips móveis garantidos pela empresa, uma vez que está impedida de manter suas relações comerciais com a fabricante TSMC.

A fábrica vai começar do zero, produzindo chips com tecnologias antigas. Se o relatório se confirmar, as primeiras unidades serão de 45nm, como os processadores de 2007. Eles não terão o desempenho dos aparelhos de 2020, portanto não devem ser colocados no mercado.

É esperado que, até o final de 2022, a Huawei consiga migrar para os 20nm. Esses chips devem ser instalados em bases e estações 5G, próprias da empresa. Dispositivos móveis, como smartphones, não devem receber os SoCs desenvolvidos. O esperado é que durante este período a empesa consiga fornecimento da Qualcomm. A solicitação já foi enviada para o governo e deve ser aprovada em breve.

22/10/2020 às 15:49
Notícia

Huawei anuncia Kirin 9000 e 9000E de 5nm com 5G - possíveis ú...

A empresa promete aumento de melhoria nos gráficos de até 50% em relação ao Snapdragon 865+

A Huawei já tem conhecimento de desenvolvimento de chips em 5nm. A empresa apresentou no último mês o primeiro SoC 5G de 5nm da indústria. Apesar disso, ela apenas desenvolve o chip, não o produz. A então parceira na fabricação era a TSMC, que possui equipamentos e, mão de obra técnica especializada na produção desses hardwares.

Continua após a publicidade

O futuro da Huawei é bastante incerto, mas é possível perceber que a empresa está investindo em se tornar cada vez mais autônoma. Vários setores estão começando a ter produção própria, como seu sistema operacional próprio, único e integrado. Ainda que a empresa esteja planejando uma nova fábrica, a produção deve levar anos até conseguir retomar a os SoCs para smartphones. 

Nada ainda foi confirmado. O relatório da Financial Times cita fontes internas, mas não há um comunicado da Huawei sobre a nova fábrica. Pode ser que esse seja apenas um projeto da empresa, que não se conclua. 

Via: GSMArena
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.