Divisão da Google usa IA para acelerar pesquisas de tratamento de câncer
Créditos: Reprodução/Google

Divisão da Google usa IA para acelerar pesquisas de tratamento de câncer

Em parceria com a Mayo Clinic, empresas querem preparar melhor os pacientes para enfrentar radioterapia

A Google Health, divisão da empresa focada na área da saúde, anunciou que está trabalhando com a organização sem fins lucrativos Mayo Clinic em pesquisas para desenvolver um sistema de inteligência artificial (IA) que possa auxiliar os médicos, ajudar a reduzir o tempo de planejamento do tratamento do câncer e melhorar a eficiência da radioterapia. O objetivo da pesquisa é desenvolver um algoritmo para auxiliar os profissionais da saúde a fazer o contorno da área alvo e conduzir pesquisas para entender melhor como essa tecnologia pode ser implantada de forma eficaz na prática clínica.


Tratamento de radioterapia. Imagem: Reprodução/ Rede Hospital Casa

De acordo com os dados trazidos pela Google Health, mais de 18 milhões de novos casos de câncer são diagnosticados globalmente a cada ano, e a radioterapia é um dos tratamentos de câncer mais comuns. Mas essa forma de tratamento ainda precisa ser melhorada, e utilizar a tecnologia de inteligência artificial é um dos melhores caminhos para isso. 

21/10/2020 às 09:38
Notícia

Atualização do Photoshop traz "filtros neurais" impressionant...

Novos filtros re conhecem e permitem alterar rostos com facilidade

Por exemplo, o planejamento da radioterapia é um processo manual e demorado para os médicos. Antes de iniciar o tratamento, é necessário preparar as áreas sensíveis (delimitar a área para não afetar órgãos e tecidos livres de tumores) do paciente, o que pode levar horas dependendo do paciente. Isso seria facilmente resolvido com o auxílio da IA, automatizando o sistema para que os médicos e pacientes não precisem se "cansar" já no pré-tratamento. Além de reduzir o tempo do processo, essa tática também promete ajudar na preparação mental da pessoa com o câncer. 

Pesquisas anteriores em parceria com a University College London Hospitals demonstraram como um sistema de IA poderia analisar e segmentar exames médicos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço - semelhante ao que os médicos especialistas fariam. A pesquisa com a Mayo Clinic também irá focar nessas áreas, que são as mais difíceis de contornar.

A Mayo Clinic é um centro internacional para o tratamento do câncer com oncologistas de radiação de renome mundial. Os pesquisadores da Google Health também estudaram como a IA pode potencialmente ser usada para ampliar outras áreas da saúde - desde mamografias até a implantação inicial de um sistema de IA que detecta retinopatia diabética por meio de varreduras oculares. 

 

Fonte: Google Health
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.