Horário de verão pode causar problemas no Android - veja como evitar
Créditos: Reprodução/ oficinadanet

Horário de verão pode causar problemas no Android - veja como evitar

Algumas versões mais antigas do Android podem fazer a mudança automática no dia 1 de novembro

Leitura Rápida

  • A Google Brasil está notificando, principalmente versões mais antigas do Android, sobre a mudança do horário de verão
  • Alguns smartphones podem enfrentar os mesmos problemas do ano passado
  • Para evitar isso basta desativar o horário automático antes do dia 1 de novembro
  • Acesse: Configurações  <  Sistema  <  Data e Hora e desative “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”

Com as recentes mudanças no horário de verão no Brasil alguns smartphones ainda podem enfrentar problemas. A Google Brasil já emitiu um comunicado informando que, para evitar problemas, os usuários podem tirar o horário automático de seus dispositivos antes de domingo. Isso é válido principalmente para versões mais antigas do Android

O horário de verão era uma medida política implementada no Brasil, a fim de economizar energia elétrica na primavera e verão. Isso porque esse é o período com maior iluminação natural do sol. Assim, o escurecer demora mais para acontecer, evitando que as luzes de casas e postes de rua precisem ser acesas por mais tempo. Essa medida foi derrubada em abril de 2019 pelo atual presidente Jair Bolsonaro. 

27/10/2020 às 21:37
Notícia

Receita da App Store foi quase o dobro da Google Play em 2020

A pesquisa feita pelo SafeBettingSites revelou dados a respeito do consumo nas lojas de ambas as empr...

No ano passado uma série de dispositivos atualizaram normalmente, como se o horário ainda valesse. Isso causou alguns desconforto para muitas pessoas, que se adiantaram uma hora em compromissos. O fato dos relógios analógicos estarem cada vez mais em desuso também contribui para essa situação. Algumas empresas inclusive tentar corrigir o problema posteriormente, causando ainda mais confusão.

Para evitar esses desconfortos, a Google recomenda que os usuários desativem o horário automático antes de domingo, dia 1 de novembro. Essa seria a data que o horário de verão entraria em vigor no Brasil, caso não tivesse sido cancelado. 

O problema não deve ocorrer para versões mais atualizadas do Android, que já possuem a atualização nos Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet). Esse banco de dados armazena a informação correta de horário e impede erros. Apesar disso, versões mais antigas, podem sim ser afetadas. 

Para desativar o horário automático acesse em seu Android: Configurações  <  Sistema  <  Data e Hora (ou algo similar). Depois disso desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Em alguns modelos não é necessário acessar sistema, varia para cada modelo. Assim você vai definir manualmente qual é a hora de seu smartphone.

Continua após a publicidade

Isso pode fazer com que tenham atrasos caso ele fique desligado por algum tempo. Portanto, vale checar se a hora está correta depois que desativar o horário automático.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.