Seagate vai enviar HDDs de 20 TB HAMR em dezembro e opções de 50TB até 2026
Créditos: Divulgação/ Seagate

Seagate vai enviar HDDs de 20 TB HAMR em dezembro e opções de 50TB até 2026

A tecnologia HAMR promete velocidades de leitura e gravação mais altas que concorrentes

Leitura Rápida

  • A Seagate confirmou que suas primeiras unidades de HDDs com a tecnologia HAMR serão enviadas em dezembro, com 20TB de capacidade
  • O CEO também confirmou que a empresa está trabalhando em opções com 50TB até 2026
  • A tecnologia HAMR deve deixar as leituras e gravações mais rápidas
  • Em geral, isso significa um desempenho superior ao encontrado no mercado hoje

A Seagate anunciou, em sua última teleconferência, uma grande mudança para a nova geração de HDDS. Os próximos lançamentos da empresa vão contar com uma nova tecnologia de gravação magnética assistida por calor, chamada pela sigla HAMR. Elas integrarão unidades de até 20 TB de capacidade e serão lançados até o final de 2020.

Seagate
HAMR- Seagate

O HAMR é a sigla para Heat-Assisted Magnetic Recording, que pode ser traduzida como  gravação magnética assistida por calor. Essa tecnologia deve trazer vantagens para os HDDs da Seagate, fazendo com que a empresa fique a frente das principais concorrentes, como a Western Digital.

Até o momento, apenas a Seagate detém conhecimento de fabricação com a tecnologia HAMR. O objetivo é fazer com que as leituras e gravações fiquem mais rápidas, tornando os sistemas mais responsivos e rápidos, de forma geral.

27/09/2020 às 20:39
Notícia

Seagate confirma que lançará o primeiro HDD de 20TB do mundo ...

Exos 20+ utilizará a inédita tecnologia HAMR para alcançar essa marca

A WD já oferece opções 20 TB, mas usa tecnologias de gravação diferentes. A utilizada pela concorrente é de gravação magnética perpendicular assistida por energia (ePMR) e assistida por microondas (MAMR). O esperado é que a HAMR torne as velocidades ainda mais rápidas, em comparação com as tecnologias usadas pelos modelos já disponibilizados no mercado.

Continua após a publicidade

O CEO da Seagate ainda confirmou que a empresa está trabalhando para oferecer opções ainda maiores e mais potentes. Se o cronograma da empresa correr conforme o planejado, até 2026 já estarão presentes opções de 50 TB, usando a mesma tecnologia, HAMR.

Os envios das primeiras unidades de 20TB HAMR vão começar a partir de dezembro de 2020. O próximo ano deve contar com as opções disponibilizadas de forma geral, para diferentes mercados. 

Via: TechPowerUp
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.