Facebook Gaming rodará jogos pesados via nuvem em smartphones Android e PC
Créditos: Facebook

Facebook Gaming rodará jogos pesados via nuvem em smartphones Android e PC

Nova funcionalidade do app permite que celulares mais fracos tenham acesso a games como Asphalt 9: Legends

O aplicativo de jogos Facebook Gaming, que faz parte da rede social de Mark Zuckerberg, ganhou uma função de streaming de jogos nos Estados Unidos. Com isso, games mais pesados podem ser rodados na nuvem e transmitidos para dispositivos mais fracos, como celulares e PCs que não aguentam os apps nativamente.

Segundo a empresa, os jogos rodando via nuvem poderão ser acessados instantaneamente em celulares Android e PC, sem a necessidade de downloads adicionais. Por enquanto, porém, a função só está disponível nos Estados Unidos.

Os  usuários podem acessar games via nuvem no Facebook por meio do aplicativo do Facebook Gaming e na página de jogos instantâneos da rede social. A empresa também utilizará o streaming em anúncios que permitirão ao usuário experimentar um jogo sem baixar arquivos.

Os jogos compatíveis com a tecnologia atualmente são Asphalt 9: Legends da Gameloft, o Mobile Legends: Adventure da Moonton; o PGA TOUR Golf Shootout da Concrete Software, Inc. e Solitaire: Arthur’s Tale da Qublix Games. Em breve, o jogo Dirt Bike Unchained da Red Bull também funcionará com streaming via nuvem.

Diferente do Stadia e Amazon Luna

O Facebook ressaltou que o objetivo do streaming de nuvem é expandir o alcance dos seus jogos, que já possuem 380 milhões de usuários mensais, e que a tecnologia ainda está evoluindo. A estratégia é diferente de soluções como Amazon Luna e Google Stadia, que visam substituir hardwares dedicados para games.

"Acreditamos no futuro a longo prazo dos jogos na nuvem, mas não tentaremos impressionar vocês com as maravilhas de nossos data centers, algoritmos de compressão, resoluções ou quadros por segundo", disse o Facebook. "É importante adotar as vantagens e a realidade da tecnologia, em vez de tentar exagerar como será no futuro."

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o objetivo é iniciar a implementação da plataforma com jogos mobile e gratuitos, para evoluir a tecnologia com o tempo. "No futuro, nossos sistemas e infraestrutura serão aprimorados para oferecer mais tipos de jogos, possivelmente todos os tipos de jogos."

A investida do Facebook em nuvem chega quase um ano após a empresa adquirir a PlayGiGa, empresa de streaming de jogos da Espanha. A startup trabalhava com games de console antes da aquisição, logo, pode ser que a rede social distribua títulos AAA no futuro, mas nada foi confirmado até agora.

Via: Adrenaline Fonte: Facebook
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.