Huawei Kirin 9000 fica a frente de Snapdragon 865+ e Apple A13 Bionic em benchmarks
Créditos: Reprodução/ GizChina

Huawei Kirin 9000 fica a frente de Snapdragon 865+ e Apple A13 Bionic em benchmarks

Os testes com o recém anunciado SoC mostram aprimoramentos importantes no desempenho

Leitura Rápida

  • O Kirin 9000 começou a receber os primeiros resultados em Benchmarks
  • Em geral, os testes são positivos para a Huawei
  • Ele é atualmente o melhor SoC em desempenho multi core e em IA
  • O SoC da Huawei supera o Snapdragon 865+ em todos os testes e fica acima do A13 Bionic em alguns casos

A Huawei anunciou seus smartphones topo de linha, Mate 40 series, há poucos dias. O SoC totalmente novo, Kirin 9000, presente nos smartphones, já está sendo testado. O chip responsável pelo desempenho do aparelho está acima dos concorrentes. Até o momento, a maioria dos os benchmarks indicam que eles são um dos melhores do mercado atualmente.

A Huawei anunciou recentemente seus dois novos SoCs, Kirin 9000 e 9000E, que estão equipando os seus últimos smartphones topo de linha. A empresa fez uma série de aprimoramentos nos dispositivos, prometendo melhor desempenho que o Snapdragon 865+, da Qualcomm. Depois de alguns dias do lançamento o aparelho começou a ser testado em uma série de benchmarks, que comprovam as informações da chinesa.

22/10/2020 às 15:49
Notícia

Huawei anuncia Kirin 9000 e 9000E de 5nm com 5G - possíveis ú...

A empresa promete aumento de melhoria nos gráficos de até 50% em relação ao Snapdragon 865+

Para quem não sabe, os SoCs são chips que ficam nos smartphones e são responsáveis pelo desempenho. Eles fornecem uma série de funções para o dispositivo. São eles que faz o processamento das informações e fazem a apresentação dos gráficos. Também acoplam todas as funções de radiofrequência, portanto ele também é responsável por adicionar a 5G aos dispositivos. 

Dito isso, os benchmarks focam na opção Kirin 9000, que é a melhor disponibilizada pela Huawei. O chip é desenvolvido em 5nm, que fornece melhor desempenho energético. Ele também usa núcleos Arm Cortex-A77 e, Arm Mali-G78, para os gráficos. 

O desempenho do SoC foi testado em três grandes e conceituados benchmarks: GeekBench, 3DMark e GFXBench. Em todos os testes feitos há a comprovação de que o Kirin 9000 tem desempenho superior ao Snapdragon 865+. O SoC da concorrente é usado em smartphones topo de linha, ou ainda em dispositivos voltados ao público gamer. Ele também é a melhor opção fornecida pela Qualcomm e é bastante eficiente. 

Os testes foram feitos com o modelo Mate 40 Pro de 8 GB de RAM com 256 GB de armazenamento interno. Ele estava rodando no modo Performance, que deixa todas as funções do dispositivo em sua capacidade máxima. Fora isso, os testes foram feitos no modo normal. 

Continua após a publicidade

Em testes Multi Core, o Mate 40 Pro fica na frente de todos os concorrentes. Isso inclui o desempenho do iPhone 11 Pro Max, com o SoC A13 Bionic da Apple. Em testes Single Core ele fica pouco abaixo do iPhone, mas fica na frente de todos os demais aparelhos testados.

O desempenho gráfico do SoC também é bastante competente. A GPU Mali-G78, presente no Mate 40 Pro, supera os concorrentes. Os testes foram feitos usando os aplicativos baseados em OpenGL e Vulcan. Em geral, o Kirin 9000 fica de 20% a 30% acima dos aparelhos equipados com Snapdragon 865 e SD865 +.

Os testes do GFX mostraram que a tela do Mate 40 Pro não é muito melhor do que outros smartphones topo de linha do mercado. Isso porque parece que, quando a resolução está no máximo, o seu desempenho é afetado. Ainda não ficou muito explícito qual a razão disso acontecer. Ainda assim, ele oferece melhores resultados que alguns dos melhores smartphones lançados em 2020.

Outros benchmarks também estão começando a testar o SoC. Em testes específicos de desempenho em IA (Inteligência Artificial) o Kirin 9000 também fica acima dos concorrentes. Apenas no AnTuTu a vantagem está com o recém anunciado Exynos 1080, mas esse registro foi antes do SoC ser oficial. Pode ser que novos testes apareçam nos próximos dias.

Vale lembrar que todos esses comparativos são opções que já estão no mercado a certo tempo. É muito provável que, com os próximos anúncios das fabricantes, mais aprimoramentos sejam lançados e o SoC fique pouco atrás. Ainda assim, o Kirin 9000 marca o primeiro SoC em 5nm com 5G integrada. Também há alguns rumores que esse será o último chip da Huawei, uma vez que a empresa está limitada a fazer comércio apenas com empresas fora dos Estados Unidos. 

Via: GizmoChina
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.